ALFABETIZAÇÃO AOS 6 ANOS
Por: Renata Arce Repullo • 13/11/2016 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Renata Arce Repullo
RGM 17122473 Data: 13/09/2016
Alfabetização aos Seis Anos
Os estudos de mestres como Piaget e Wallon mostram as diversas fases do desenvolvimento do ser humano, da infância a fase adulta, porém, até mesmo eles divergem, mesmo que minimamente, no período inicial de cada fase, portanto, acredito que sim, é importante o conhecimento do desenvolvimento humano para discutirmos a alfabetização.
Não se pode afirmar com exatidão a fase em que uma criança é capaz de se familiarizar e organizar os símbolos que demonstram o alfabeto, há vários fatores que devem ser considerados ao incidir sobre a criança uma informação assim, pois essa informação é a base de todas as outras informações que viram no período escolar e sem ela não haverá um desenvolvimento pleno do saber.
Algumas crianças com certeza estarão prontas para a alfabetização aos 5 ,6 anos dados o seu estimulo psicomotor, social ainda nos primeiros anos de vida, o meio ambiente onde a mesma está inserida e se desenvolveu afetará os próximos anos. Por conta disso, quando se estipula uma idade para o início da alfabetização o ideal não e que se olhe a data de nascimento, mas sim a “maturidade” psicológico e cognitivo da criança, a partir desse marco, fazer a introdução do que se diz alfabetizar.
Acredito que cada criança tem seu tempo e uma fase de melhor adaptação a tudo aquilo que lhe é apresentado, isso não é de forma alguma bom ou ruim, mas devemos observar a maturidade para que não se corra o risco de gerar apatia em algumas crianças e nem ultrapassar os limites de outras. Bem estimuladas e a seu tempo todas chegarão ao desenvolvimento pleno de todas as suas habilidades, independentemente da idade em que foram iniciadas.
...