TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISAR O HISTÓRICO ABAIXO E DETERMINAR AS RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Analisar o histórico abaixo e determinar as respostas para as questões:

Exercício 2 - Uma empresa exportadora brasileira, que abastece regularmente vários continentes com farelo de soja, estará embarcando por um período de 5 meses (2 navios por mês) aproximadamente 600 mil/ton para o continente europeu e asiático. Para cada viagem estará realizando afretamento de dois navios (Handymax) inteiros (bulk carries)  para o acondicionamento de 60 mil toneladas/cada.

Todos os embarques sairão pelo porto de Santos e a responsabilidade pelas despesas de embarque/estiva e desembarque é por conta do embarcador/destinatário. Irão utilizar equipamentos portuários para embarque e desembarque do produto.

O armador, para disponibilizar estes navios à empresa exportadora estará afretando-os pelo período de seis meses para compor sua frota, porém, sem a tripulação.

O importador efetuará o pagamento antecipado do produto que sairá a US$ 377,00/ton.

Ocorrerão portanto, emissões de conhecimentos de transporte específicos para cada um, sendo Conhecimento de Transporte “Porto a Porto”  (armador/embarcador), com “Freight Prepaid”, acrescido de sobretaxa referente “port congestion”  e  Conhecimento de Transporte sobre o Afretamento do navio (armador/armador).

O Conhecimento de Embarque será emitido consignado à alguém e toda a operação logística será  porta a porta, efetuada por uma empresa especialista neste tipo de carga

  1. Qual o tipo de navio a ser utilizado quanto a carga e quanto aos equipamentos de embarque/desembarque?

Bulk carrier (Navio Graneleiro); Self-loading, o navio contém seus própios equipamentos.

  1. Para este tipo de carga há necessidade da  utilização de estivadores?

Há necessidade da utilização de estivadores para a organização dos Containers no Navio e capatazia para preencher os containers de grão.

  1. Qual o nome do tipo do afretamento/fretamento do navio realizado pelo armador/armador?

The Charter

  1. Como é o nome do Conhecimento de Transporte a ser emitido para  “armador/embarcador” e o que quer dizer “consignado a alguém”? Neste caso este Conhecimento de Embarque precisa ser endossado? Justifique.

(Charter party bill of lading)  conhecimento baseado em afretamento de navio, não utilizado para linhas regulares. Quando o embarque for consignado a alguém ele deverá ser nominativo a alguém, portanto somente poderá retirar a carga quem foi nomeado, neste caso o endosso é em preto (alguém definido).

  1. Qual a diferença de afretamento e fretamento e o nome do conhecimento de embarque nesse caso?

O afretamento é o ato de alugar, arrendar, tomar para si um navio para operá-lo ou embarcá-lo, podendo ser realizado por um armador ou embarcador que necessita de um navio. O fretamento é o inverso do afretamento, isto é, significa o ato de alugar, entregar a alguém o navio, e isto é feito pelo armador ou proprietário da embarcação. Para este estudo de caso há dois conhecimentos de embarque o que irá para o continente europeu é O Bill of Lading (BL), já para o continente asiático o conhecimento utilizado é o Charter party bill of lading.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com