ANÁLISE FÍLMICA: NENHUM A MENOS
Por: indib16 • 16/10/2018 • Resenha • 324 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ANÁLISE FILMICA: NENHUM A MENOS
O filme retrata as condições precárias da educação na zona rural chinesa, especificamente em uma escola da zona rural em uma aldeia, na qual não são disponibilizados materiais didáticos e o diretor é obrigado a reservar um giz para cada dia letivo. O filme é um convite para pensarmos sobre os problemas que a educação enfrenta desde sempre, faz com que pensemos acerca dos problemas expostos no filme, como a desigualdade, a falta de preparo da menina que se torna “professora” e principalmente a evasão de alunos do ambiente escolar.
A professora, se trata de uma menina de 13 anos, sem nenhum preparo para lidar com a sala de aula e sua diversidade, que é “obrigada” a dar aulas para a turma, pois o professor titular precisa se ausentar. Percebe-se então, o descaso com o aprendizado daqueles alunos, pois uma criança que também deveria está aprendendo juntamente com eles se torna professora dos mesmos.
O filme também nos faz pensar, que muitos professores estão agindo dessa forma, visando mais o lucro do que o gostar do que se faz, no caso da garota ela está ali por conta da necessidade apresentada. Umas das atitudes que mais achei interessante no filme, foi quando ela percebeu que perderia um dos seus alunos, e se isso acontecesse a mesma ficaria sem receber o salário, e dessa forma, ao tentar o resgate desse aluno de volta à escola, ela percebe o quanto a educação é importante na vida de um ser humano. Um dos aspectos negativos é de fato o despreparo da menina diante da educação dos envolvidos, e um dos aspectos positivos é o empenho, para obter o dinheiro para o retorno do menino, já podeser visto também como “educação”, o que apresentava não ser capaz derealizar. Ao levar a turma para contribuir na olaria, ao sair da sala deaula, seus vínculos com as crianças aumentam, assim como as possibilidades do seu ensino.
...