AP II Ciências
Por: rafalucas • 11/5/2016 • Dissertação • 305 Palavras (2 Páginas) • 400 Visualizações
De acordo com a LDBN- lei 9394/96, em seu artigo13, inciso III, cabe ao professor zelar pelo aprendizado do aluno, promover o ensino, e também a responsabilidade do ensino, incentivando e despertando o interesse na busca pelo conhecimento. É através da confiança e da afetividade entre professor-aluno e aluno-aluno que acontecerá esse despertar, pois o ato de aprender e ensinar trata-se de uma ação conjunta, onde ao mesmo tempo em que ensinamos estamos também aprendendo e vice-versa.
No ensino tradicional, onde o professor é detentor de todo o saber e o aluno é mero expectador, ou seja, ele apenas recebe informações prontas e acabadas, e não existindo entusiasmo e interação, não há construção de conhecimento, debate e raciocínio, tornando-se um aluno passivo.
No ensino construtivista. , existe a relação de curiosidade, observação, experimentação e diálogo, onde aprendem tanto professor quanto aluno e a possibilidade do desenvolvimento da afetividade entre os indivíduos (professor – aluno, aluno – aluno) é maior, pois também estimula o poder de argumentação e o desejo na busca por novos conhecimentos.
Com relação ao ensino de ciências, a afetividade e interação tem papel importante no contexto ensino/aprendizagem. A forma em que o aluno for abordado pelo professor trará consequências positivas ou negativas no processo de aprendizado de cada indivíduo durante sua vida escolar. É necessário levar em consideração o conhecimento que cada aluno trás da sua vivência cultural e social. Nenhum indivíduo é vazio. Todos aprendem e ensinam o tempo todo.
Ter conhecimento que o aprendizado na vida não é estanque e nem imóvel, mas sim constante, é de responsabilidade do professor levar o aluno a descobrir e conhecer suas potencialidades e seu meio, tornar o processo de ensino/aprendizagem de Ciências prazerosa, desenvolver a capacidade de aprender a aprender, construindo assim uma base sólida que permeará toda sua vida escolar, acadêmica e profissional.
...