AP II Historia da Educação
Por: RuteCrISPIM • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 364 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO UNIDADE II
DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
RUTE DE JESUS DA SILVA
POLO UNICID:CENTRO EDUCACIONAL DECERTO - SP
RGM: 16280067
Dentre várias influências educacionais e respectivos teóricos importantes, podemos destacar abaixo:
A) O Pedagogo “Froebel” (1782-1852), desenvolveumateriais diversos para despertar os “dons”. Crianças são como plantinhas de um jardim, do qual o professor é o Jardineiro; enfatizando o brinquedo, a atividade lúdica, e a aprender o significado da família. A base da formação do ”homem” está nos primeiros anos de vida. Mostrou como é possível adquirir conhecimento através de brincadeiras, atividades e jogos, promovendo o desenvolvimento de importantes processos e aperfeiçoamento no contato em sala de aula e relações entre professor, aluno e família.
B) Semelhanças e diferenças entre a Educação Positivista e a Socialista:
O Positivismo se baseia em fatos reais, priorizando a ideia o qual: O homem é o único capaz de descobrir as leis do universo, tendo a concepção do saber, busca compreender tudo que se refere ao homem, sendo caracterizada pela maturidade do espirito humano,é marcado pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.Já,a Socialistadefendia tudo o que eraanalisado cientificamente, e foi uma história marcada pelo ponto de vista político, defendendo uma educação universal e politécnica.
C) JohnDewey (1859 – 1952) principal figura da visão do Pragmatismo, trouxe para a educação um pensamento onde ele acreditava que era preciso dar condições para que os alunos pudessem resolver seus próprios problemas; contrariando a escolatradicional e realçando o estímulo ao espírito de iniciativa, independência, atividades manuais e ao interesse da criança, fazia da educação a própria vida, e não um ensinamento para ela, também introduziu a cooperação no sentido de conciliar os conceitos de liberdade e igualdade com a emancipação.
d) O Construtivismo tem uma abordagem de memorização, estimulando a dúvida, pesquisa em grupo, propondo que o aluno participe do próprio aprendizado, recusando uma tradicional concepção metafísica de uma natureza humana e universal, essencial e estática; podendo interagir socialmente em grupo ou individualmente entre eles, de uma forma estendida e equilibrada, buscando uma solução com o surgimento de novos fatores lógicos, assim tendo, autonomia e capacidade de ir à busca de solucionar problemas.
Bibliografia:
Material didático – História da Educação Unidade II – Influências Educacionais.
...