AS MONOGRAFUAS
Por: Ana Paula Carvalho • 19/12/2021 • Artigo • 2.013 Palavras (9 Páginas) • 80 Visualizações
ANA PAULA CARVALHO DOS SANTOS
THAYS OLIVEIRA DA SILVA
LEITURA- CHAPEUZINHO VERMELHO
METODOLOGIAS INOVADORAS: PROFESSORES CRIATIVOS E ALUNOS MOTIVADOS.
ORIENTADOR: CELSO SANTIAGO
BARRA DO CORDA – MA
2021
ISETED
CONTO
CHAPEUZINHO VERMELHO
[pic 1]
BARRA DO CORDA – MA
2021
INTRODUÇÃO
Esse Projeto tem como objetivo trabalhar a leitura com uma historia clássica da literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho”. Com este tema será possível estimular e ampliar a imaginação dos alunos e estimulará o desenvolvimento cognitivo, auditivo e visual.
As atividades trabalhadas em salas de aula sobre o tema, as crianças poderão se habituar ao fato de ouvir histórias diariamente. Durante esse período a história será contada em diferentes versões fazendo com que compreendem o que é inicio, meio e fim.
Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar sua própria vida e principalmente conhecer o universo da escrita e ampliar o vocabulário. A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.
TEMA: LEITURA
JUSTIFICATIVA
A aprendizagem da linguagem oral e escrita amplia a inserção das crianças no mundo social, favorece as interações e a construção e muitos conhecimentos. Promover atividades diferentes às crianças favorece o desenvolvimento da linguagem oral e possibilita a inserção no mundo letrado. A leitura de historias infantil faz com que a criança seja beneficiada em varias áreas de sua vida, bem como, o vocabulário, a imaginação, estimula a criatividade e também ajuda a trabalhar as emoções.
A criança irá aprender a ler e a escrever no momento em que conviver com essas práticas, na sala de aula é fundamental estimular a criança a interagir, descobrir, levantar hipóteses, vencer desafios e acessar a linguagem escrita, bem como as demais linguagens. Assim, a linguagem corporal é um dos meios usados pela criança para expressas suas ideias, pensamentos, sentimentos e emoções, utilizando gestos e movimentos do corpo. A criança aprende com o corpo todo: tocando, explorando, mordendo, olhando, cheirando, ouvindo e sentindo. Dessa forma é que se pensou no desenvolvimento desse projeto, que ao longo da sua aplicação ele vai ganhando novos rumos, mas sem perder o foco principal que eram os contos de fadas.
PROBLEMATICA
Atualmente percebe-se a falta de interesse do aluno a leitura, principalmente quando se destaca as fábulas, contos de fadas, onde a criança tende a compreender somente como mais uma historia, sem importância onde nada se aprende. Precisamos resgatar o desejo e o interesse em ler, e o principal, trabalhar a imaginação da criança.
HIPOTESE
Possibilitar a criança reconhecer e destacar a historia quando contada de formas diferentes;
Apresentar a leitura de forma que a criança sinta necessidade dela;
Despertar a necessidade do trabalho em grupo;
Enfatizar a historia ao ponto que as crianças sejam capaz de fazer a dramatização da historia trabalhada;
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
Estimular a imaginação através dos contos de fadas, possibilitando o contato com o letramento, e com isso desenvolver o gosto e o interesse dos nossos alunos pela leitura, através da contação de história. Podemos melhorar cada dia mais a aprendizagem e o raciocínio de uma forma diferente e prazerosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ouvir o conto de fada e realizar as diversas atividades propostas em sala de aula.
- Ouvir uma história em diferentes versões, fazendo a análise de semelhanças e diferenças.
- Explorar o corpo através de coreografias e dramatizações, referentes à história apresentada.
REFERENCIAL TEORICO
A função mais importante do livro infantil é despertar o interesse e o imaginário da criança ler e ouvir histórias distrai e descarrega as tensões. Nesse sentido diz a literatura infantil pode fluir decisivamente na vida da criança, é indispensável que o texto literário seja uma prática cotidiana dentro da sala de aula.
A literatura contribui para o enriquecimento do vocabulário, acrescentando novos termos ao vocabulário cotidiano das crianças, oferece momentos de recreação, brincadeiras e divertimento atendendo ao interesse infantil.
O livre amplia o leque de ideias e conhecimento das crianças, fazendo fluir a criatividade, promovendo a formulação de ideias próprias. Também estimula a atenção, a observação, a memória, a reflexão e a linguagem.
Acredita-se que a literatura infantil tem o poder de levar a criança a despertar sua imaginação. Pois, o desejo das crianças de romperem com seu círculo para através da superação das dificuldades inerentes a conquista do código escrito, aderir a um espaço de direitos plenos. Em decorrência disso, o esforço despedindo pela criança no reconhecimento de letras e palavras precisa aliar-se a certeza de que será compensado pela leitura de textos altamente estimulantes.
[...] a literatura infantil é a arte mais importante das artes, pois sua matéria é a palavra (o pensamento, as ideias, a imaginação), exatamente aquilo que distingue ou define a especificidade do humano[...].(COELHO, 2000, p.10)
A literatura infantil em si aumenta a imaginação a mesma é extremamente importante para a formação da criança assim auxiliando no seu desenvolvimento, pois ela torna a sua compreensão mais fácil. A mesma, tem uma variedade considerável de obras muito boas, de qualidade. É preciso que o professor esteja munido de conhecimentos teóricos sobre a importância e a função da literatura infantil na formação da criança. É necessário que tenha objetivos claros para o trabalho que irá desenvolver.
...