AS OFICINAS PEDAGÓGICAS
Por: jung3 • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.252 Palavras (6 Páginas) • 347 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANGÉLICA FERREIRA RA 201486
CLEUSA SIMPLÍCIO RA 267919
SILVANA MARIA JUNG SOARES DA SILVA RA 201467
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO LÚDICA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
‘OFICINAS PEDAGÓGICAS’
SETE QUEDAS/ MS
2011
ANGÉLICA FERREIRA RA 201486
CLEUSA SIMPLÍCIO RA 267919
SILVANA MARIA JUNG SOARES DA SILVA RA 201467
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO LÚDICA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
‘OFICINAS PEDAGÓGICAS’
Prof.ª Msc.GEISE CRISTINA GRILO
E
Prof.ª tutora: ROSIMEIRE RIBEIRO ROSA
Desafio de aprendizagem de Educação Lúdica
Sobre Oficinas Pedagógicas
Curso de pedagogia – Centro de Educação a
Distancia – Anhanguera/Uniderp
SETE QUEDAS/ MS
2011
TEMA
Resgate de brincadeiras antigas.
Público alvo
Crianças de 6 a 10 anos cursando da primeira a quarta série. A escolha das brincadeiras tem que ser baseada no que os alunos gostam e também de acordo com a faixa etária, sendo que muitas não conhecem a brincadeira mais simples como amarelinha, por exemplo.
Nas 1ª e 2ª séries deve ser desenvolvidas atividades como: passa anel, pular corda, andar na lata, fazer ioiô, carriola, dança das cadeiras, queimada, elástico, dama móvel, ovo choco, batata quente, peteca, bilboquê, vai e vem, barra manteiga e pulo do saci.
Com as 3ª e 4ª séries as atividades que serão desenvolvidas são: pulo do saci, pular corda, fazer ioiô, andar na lata, carriola, dança das cadeiras, queimada, elástico, grupo matemático, dama móvel, vai e vêm, peteca e barra manteiga. Durante o desenvolvimento de cada atividade será trabalhado com os alunos o respeito ao próximo como também o limite de cada um no desenvolvimento da atividade lúdica.
Responsáveis pela oficina
Pessoas da direção escolar e professores.
Duração
Pode ter a duração de uma semana, usando as aulas de recreação e artes.
Justificativa
Observando o comportamento das crianças no cotidiano, percebe-se que elas, na era da informatização, passam cada dia mais tempo na frente do computador, da televisão ou se entretendo com brinquedos eletrônicos. Fazendo com que se socializem menos com outras crianças. Com isso a criança perde o hábito saudável de brincar outras brincadeiras, até mesmo de ver o mundo além da janela. Sendo assim, surge a idéia de uma prática de mudanças no brincar.
Objetivos
Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização e imaginação.
Conteúdos
O primeiro passo é fazer um levantamento dessas brincadeiras, fazendo uma pesquisa junto às crianças para perguntar para os pais, avôs, amigos e vizinhos quais as brincadeiras que mais gostavam, e assim fazer uma seleção das que mais despertam o interesse das crianças.
Estratégias
Brincando, elas exercitam sua capacidade de socialização, habilidade necessária em qualquer ambiente que exija convivência e traquejo social.
E para que se entenda que as brincadeiras infantis são fundamentais para aquisição de comportamentos como respeito a regras, sociabilizarão entre outros, não se vai apenas brincar por brincar, mas sim resgatar para esses alunos a possibilidade de vivenciarem com a maioria das crianças jogos e atividades que não são oportunizados durante seu período na escola, considerando que muitas das atividades e jogos desenvolvidos fazem parte da cultura brasileira.
Recursos
• Jogos recreativos
• Pião
• Cordas
• Bolas
• Bolinhas de gude
• Pedrinhas
• Amarelinha
•Giz
As brincadeiras podem ser realizadas na sala de aula ou no pátio da escola.
Desenvolvimento
-Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão tiram-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e se pega todas as que ficaram no chão.
...