ATPS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Tese: ATPS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cristatisp • 31/5/2013 • Tese • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 721 Visualizações
ATPS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
SÃO PAULO
SETEMBRO 2012
Etapas:
Lista do educando do EJA com apoio das leituras realizadas.
- Introduzir os adultos na sociedade.
- Escrever cartas.
- Sentar-se ao computador.
- Votar com consciência.
- Assinar nome em registro.
- Ler bulas de remédio.
Ao entrar em curso do EJA você não estará apenas sendo alfabetizado. Isso é pouco para o conteúdo do direito a educação. Além da alfabetização você terá, ao longo do tempo, acesso a vários conhecimentos que serão importantes para conhecer o mundo em que vive e também agir sobre ele com consciência. Podendo ter conhecimento em conteúdos como: Matemática, geografia, história do Brasil e mundo.
Poderá se expressar em sua língua com precisão na escrita, tendo conhecimento importantes próprios, das ciências que explicam as coisas materiais, doenças, fórmula de um remédio etc.
Oferecer um subsídio que oriente a elaboração de programas de educação de jovens, adultos e a formação de educadores. Educação popular referência importante na área, distância o valor educativo do diálogo e da participação, a consideração do educando como portador de saberes que deve ser reconhecido.
A constituição federal de 1988 estendeu o direito ao ensino fundamental ao cidadão de todas as faixas etárias ampliando a oportunidade educacional para aqueles que já
ultrapassaram a idade de escolarização regular. A qualificação pedagógica e uma exigência de justiça social.
A proposta consiste à alfabetização e pós- alfabetização de jovens e adultos correspondido as quatros primeiras séries do 1º grau. No fundamental desta proposta, delineia-se uma versão da situação social que vivemos hoje, das necessidades educativas dos jovens adultos, pouco escolarizado do papel da escola e do educador. A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década de 30, neste período a sociedade brasileira passava por grandes transformações, associadas ao processo de industrialização e concentração populacional em centros urbanos com ampliação da educação elementar foi supervisionada pelo governo federal que traçava diretrizes educacionais.
A pedagogia de Paulo Freire inspirou os principais programas de alfabetização e educação popular do inicio dos anos 60, esses programas foram surpreendidos por intelectuais, estudantes, e católicos engajados numa ação política junto aos grupos populares. Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientização, cujo principio básico era “ A leitura do mundo procede a leitura da palavra”.
Depois do golpe militar de 1964 grupos que atuaram na alfabetização de adultos foram reprimidos, o governo passou a controlar as iniciativas com o movimento Brasileiro de alfabetização. Pelo seu trabalho incansável em favor da educação, tornou-se referencial para a educação na América Latina, fundamentando sua ação no debate, na problematização e na conscientização. Para ele, o professor é o animador do processo e a alfabetização de adultos não se apóia no autoritarismo e sim na interlocução e na construção de significados.Vamos iniciar nossa reflexão a partir do final dos anos 50, quando surge em Pernambuco uma nova perspectiva em educação, fundamentada nas ideias pedagógicas avançadas, cujo principal líder, Paulo Freire, aponta causas sociais para o analfabetismo e coloca como condição para a sua superação, o desenvolvimento. Para ele, ninguém é analfabeto porque quer; as condições sócio-econômica, as desigualdades sociais, a fome, a miséria são as causas deste mal que, por longas décadas o Brasil não conseguiu superar.
PLANO DE AULA - CINEMA NA ESCOLA
FILME: CENTRAL DO BRASIL
TEMA: Gênero Linguístico – Carta
TEMPO DE DURAÇÃO: 3 aulas.
JUSTIFICATIVA
O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia escolar. E na procura de alternativas, o “Cinema” propiciará um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação dos educandos. Por esse, motivo o cinema na escola mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo. Pretendemos com esta atividade, possibilitar que o aluno, em processo de alfabetização, visualize como expectador externo, como a sociedade retrata a situação do analfabetismo no Brasil e os recursos que os analfabetos utilizam para se comunicar e sobreviver na sociedade letrada possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da escola. Ver filmes é uma prática social tão importante do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto à leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais. Dentro do contexto da utilização do cinema como veículo
...