ATPS JOVENS E ADULTOS ETAPA: Realizar pesquisa sobre o tema “Andragogia”
Por: Sirlene Lopes • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 569 Visualizações
ETAPA 3
PASSO I
Realizar pesquisa sobre o tema “Andragogia”
Na Educação de Jovens e Adultos o professor deve considerar a cultura, espaço os prazeres e desprazeres de seus alunos, para criar condições que conduzem o aluno a uma reflexão da importância da prática da aprendizagem junto a sociedade, transmitindo a cada dia para seus alunos, maneiras diferentes de raciocinar, através de questionamentos que propiciam aos alunos a razão de aprenderem e obterem retorno deste esforço de forma a utilizar no dia a dia, ter visão ampla e determinação.
O professor deve ser o mediador cognitivo de novos conhecimentos e que exista uma troca destes valores com os alunos, respeitando o educando como ser humano.
A educação de jovens e adultos não pode ser considerada como uma ação reparadora, mas que, necessita de métodos de ensino, materiais prontos e acabado, que necessita resgatar o tempo perdido durante a ausência do aluno na escola.
Segundo Malcolm Knowles, 1970-andragogia é a arte ou ciências de orientar adultos e aprender. Sua origem é grega, a palavra andragogia significa androsadulto e gogos-educar.
Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que compreende o adulto na escola, em controvérsia aos padrões apresentados pela pedagogia.
Andragogia corresponde á ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender.
Princípios da andragogia:
- Necessidade de saber- O adulto precisa saber para aprenderem,
- Autoconceito- O adulto quer ser considerado como capazes, de se autodirigir com autonomia,
- Papel das experiências- Suas experiências são a base do aprendizado, as diferentes técnicas utilizadas na aprendizagem é o que faz a diferença tornando-os mais eficazes,
- Prontidão para aprender- Os adultos se dispõem a aprender diante de fatos reais de seu dia a dia,
- Orientação para aprendizagem- O adulto aprende sobre conceitos contextualizados para aplicações e utilidades,
-Motivação- O aluno aprende através de valores autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.
Na andragogia a aprendizagem é focada nas prioridades de vida social do aluno, com propostas e ações que o ajudará em seus problemas do cotidiano.
Segundo Oliveira (2011, p. 20) o indivíduo, quando colocado em uma situação em que se vê obrigado a fazer algo, se sente oprimido, recuado e isso não é, de forma alguma, uma maneira apropriada de se transmitir conhecimento. No modelo andragógico de educação o professor norteará o aluno a estudar com mais liberdade e responsabilidade.
A alfabetização e letramento em uma sala de Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário e a andragogia chega para agregar conhecimento ao pedagogo, preparando-o para a realidade de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos.
O professor de Educação de Jovens e Adultos pode trabalhar saberes que possam auxiliar os alunos em situações vividas no cotidiano levando atividades para sala de aula como:
Contas de consumo, água, energia elétrica, preenchimento de fichas cadastrais de locação, de contas bancárias, cartões de crédito, leitura de compreensão de extrato bancário e etc.
Assim é o modelo de aprendizagem da andragogia, diferente do ensino na sala de aula regular.
Segundo Nogueira (2004), em citação à Knowles (1980), os alunos são “aprendentes”.
Os aprendentes são dependentes quando não compreendem a relevância do conteúdo das tarefas diárias, portanto é necessário que o professor faça o papel de facilitador da aprendizagem, fazendo uma sondagem de conhecimento prévio para verificação dos pressupostos a uma dada situação.
Na andragogia um dos aspectos importantes na prática do professor para os alunos é a motivação e valorizar o grupo diante da sociedade em que vivem, suas histórias e memórias é um ato que pode levar o professor a descobrir seus alunos, trabalhando seus sonhos e desejos dos seus passados.
Tanto a pedagogia como a andragogia contribuem com a alfabetização de adultos em suas capacidades de desenvolvimento cognitivo, com grandes êxitos na educação inclusiva, no resgate social, na realização dos sonhos, e na transformação dos cidadãos dignos na sociedade.
Considerações finais
Segundo Cavalcante (1999), as crianças são seres indefesos, dependentes.
Durante a idade escolar eles ainda aceitam a dependência, a autoridade do professor. O adulto ao contrário, já traz independência.
Essa distinção infelizmente é ignorada, a mesma Pedagogia é usada em crianças e adultos.
Na andragogia o processo de aprendizagem dos adultos busca utilidade e motivação em sua vida pessoal, auto estima, qualidade de vida e profissional, enquanto na pedagogia a vontade de aprender está relacionada às finalidades e êxito escolar, num processo de fatores externos, notas que motivam a aprendizagem.
O grupo entendeu que a andragogia frente a pedagogia trabalham com significados em comum na formação dos indivíduos capazes de construir um diferencial afins de imergirem ao mundo com mais valor e dignidade, através de uma instrução pedagógica e edifica a mente das pessoas na utilização de métodos evolutivos dentro da concepção de valores do ser humano.
Aprendemos que a prática da andragogia em seus sistemas de instrução contribui e propicia cidadãos maias conscientes da responsabilidade de praticar o aprendizado fundamentados na origem de suas realidades de vida no cotidiano, na autenticidade de cidadãos cognitivamente, psicologicamente capazes de viver e interagir como seres humanos em conformidade com as diferenças da sociedade.
ETAPA 4
PASSO 2
Definir entre o grupo uma área de conhecimento/disciplina para elaborar um plano de aula, que pode ser de Língua Portuguesa, Matemática, ou de Estudos Sociedade e Natureza.
PLANO DE AULA
Professora-Joaquina Lopes
Escola: EMEF DUQUE
Público Alvo: EJA II
Nº de alunos: 25 Alunos
...