ATPS: Os principais conceitos e aspectos que definem as características do sistema de ensino brasileirо
Seminário: ATPS: Os principais conceitos e aspectos que definem as características do sistema de ensino brasileirо. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shirleiaragao • 19/2/2015 • Seminário • 3.103 Palavras (13 Páginas) • 402 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
NOME ERICA DE PAULA FERNANDESDO RA: 3300490646
NOME SIVONILDA SANTOS DE SOUZADO RA: 3306505018
NOME TÂNIA MARIA MOREIRA HOVADICK MAÇAL RA: 2307336232
NOME VERA LÚCIA DIAS RA: 3345556714
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor à distância Tatiane Heiffig Borges Bispo
BELO HORIZONTE
2013
INTRODUÇÃO
As mudas no sistema educacional do Brasil e as vantagens e desvantagens do ensino de nove anos e as diretrizes curriculares e suas novas proposta para educação brasileira.
O Brasil tem tentado se capacitar, através de políticas publicas em expandir o seu sistema educacional, mas permanece com uma grande deficiência na sua qualidade e na sua eficiência.A educação brasileira ainda passa por muitas dificuldades que não são distintas das que afetam o país como um todo.A dificuldade de desenvolver a competência e a ineficiência no uso de recursos públicos e a ausência de mecanismos efetivos para a correção desses problemas sociais.A falta de uma população educada e competente é um marco para o crescimento econômico e a limitação de recursos afeta a capacidade de resolver os problemas nas áreas educacionais.
O processo de mudanças nas praticas educacionais envolvem três aspectos a serem observados pelos professores: a dificuldade de uma reflexão e uma perspectiva de construção transformadora e a questão da participação do professor como sujeito.
Os principais conceitos e aspectos que definem as características do sistema de ensino brasileiro
As diretrizes curriculares servem para direcionar o planejamento curricular das escolas e funciona como norteador na organização, no fazer acontecer e avaliação das propostas pedagógicas.Visam manter questão de autonomia da escola e da proposta e a partir daí servir de parâmetro para as escolas montarem seu próprio currículo.As escolas devem trabalhar conteúdos que forem necessários de acordo com o tipo de aluno que ela trabalha respeitando o ambiente em que ela está inserida.Hoje em dia existem diretrizes gerais para educação básica e á a partir delas que há garantia de que os conteúdos básicos estão sendo oferecidos para todos os alunos com uma grande preocupação de oferecer um ensino com qualidade de aprendizagem.
As propostas curriculares servem para dar suporte as práticas educativas e com isso valorize e respeite as características e particularidades das crianças em todos os aspectos.
A educação infantil hoje é vista como prioridade, porém tem aumentado muito o número de escolas e existe uma preocupação grande em se oferecer um ensino de qualidade.A instituição de educação infantil deve ser acessível a todas as crianças visando aí crianças sujeitas de cultura.
O currículo pode auxiliar na organização e também dá parâmetros para a tomada de decisões e procedimentos para desenvolvimento de capacidade de aprendizagem de conhecimentos culturais, o que os leva a distinguir o mundo que elas estão inseridas.
Um currículo para a educação infantil deve se levar em conta os sujeitos envolvidos no processo e os momentos que oportunizam o trabalho com elas, respeitando suas necessidades, capacidades, questionamentos e expressões.
O ensino fundamental de 9 anos foi introduzido no contexto educacional por meio da lei 9394/96, a criança entra para a escola aos seis anos de idade perfazendo aí um total de nove anos de duração.Os pais ficaram responsáveis por matricular as crianças nessa faixa de idade.Com isso visam reconhecer que ela é sujeita de cultura e história e também o significado das ações infantis e o direito de brincar, diálogo entre educação infantil e fundamental.
As atividades não podem constituir da antecipação dos conteúdos trabalhados na série do ensino fundamental e o currículo deve ser relaborado.A mudança para nove anos significa aumentar a democratização do acesso à escolaridade.
Se faz necessário criar uma proposta curricular que se encaixe a criança de seis anos. O parâmetro curricular que serão utilizados no novo sistema é de acordo com as leis federais e LDB 9.394.Devem-se priorizar o lúdico, adequar os materiais didáticos, os conteúdos pedagógicos com a criança ingressante, conseqüentemente se espera desenvolvimento de linguagem oral e escrita como processo de início de alfabetização. A idéia é que seja construída proposta pedagógica favorável às crianças nessa idade e também os que estão se encaminhando para a adolescência. O MEC disponibiliza materiais para que os educadores se preparem cada dia mais além de ter que se aprimorar com cursos, palestras e outros recursos para enriquecer seus conhecimentos. Para o MEC, o ensino fundamental de 9 anos garante que as crianças tenha um tempo maior de convivência escolar e aprendizagem seja mais ampla.
O ambiente para se trabalhar com a criança de seis anos requer uma organização de trabalho pedagógico curricular obedecendo alguns critérios como espaço, tempo, rotinas dentro e fora da sala de aula. Considerar as necessidades biológicas sociais e históricas da criança. Há um item também a ser levado em consideração, o material de acesso tem que estar ao alcance dessas crianças.
Na passagem de nível (educação infantil para o ensino fundamental)ter o cuidado para não deixar transparecer uma ruptura para a criança , procurar sempre inserir atividades de acordo com as necessidades da criança e procurar focar no ensinar através das brincadeiras e criar situações novas.
Nos dois primeiros anos o ideal é deixar claro que na escola se aprende coisas legais que servirão para o futuro delas, por isso é bom diversificar as atividades para o aprendizado
...