ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Por: DANIY1C2 • 8/5/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 833 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1]
ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Discente: Danielly Correia de Araujo
R.A.: 8052412
RIO BRANCO/ ACRE– 2019
[pic 2]
ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Atividade reflexiva sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças, do Curso de Pedagogia – Licenciatura do Claretiano Centro Universitário – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Diversidades em Educação e Diversidade.
Docente / Tutor (a) a Distância: Regina Celia Aragão da Silva
RIO BRANCO/ ACRE– 2019
Atividade Do Portfólio.
- Leia atentamente a história a seguir: O Menino, o Vento e a Pipa;
- A partir desta história reflita sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças;
- Após, registre uma situação conhecida por você, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza. (Dê preferência a uma situação ocorrida no contexto escolar).
A história por mim redigida no presente será real e talvez não seja relevante a quem tiver acesso ou não se enquadre de forma adequada ao proposto, mas por tê-la ocultado durante alguns anos e jamais tê-la compartilhado com qualquer pessoa, será um grande alívio deixá-la registrada aqui.
Há alguns anos conheci uma pessoa. Um colega de classe o qual não posso citá-lo por nome. Tratava-se de um garoto excepcionalmente inteligente ao mesmo passo que bastante reservado. Ele era quieto, calado, chegava e saia despercebido, mas eu sempre estava o observando.
Parecia-me curioso um rapaz tão inteligente não fazer amigos, nunca ser visto conversando com alguém, nem mesmo com nossos professores, e ao tentar qualquer aproximação este reagia como se a todo instante estivesse esperando por um ataque. Sua autodefesa era automática e depois de diversas tentativas desisti de tentar me aproximar dele.
Meu colega aparentemente não era bem cuidado, pois estava sempre vestido com o uniforme sujo, amassado, manchado, furado... Os “valentões” do nosso colégio o enchiam sempre que podiam, o empurravam, zuavam, o instigavam a fim de obterem rebeldia como retorno, mas sua pacificidade era imensa. Dentre tudo que se passava, o que mais me chamava atenção era ele nunca faltar às aulas, nunca se atrasar e nunca aparecer nenhum familiar / responsável para as reuniões, entrega de notas, etc..
Resumidamente, estudei pouco menos de quatro anos com este colega e nunca, mesmo depois de diversas tentativas, ele abriu brechas para que conversássemos. Porém, algumas semanas antes de fecharmos o quarto bimestre do último ano do ensino médio, o rapaz se ausentou do colégio. Ninguém sabia de nada, os professores só me respondiam que o motivo pelo qual ele não comparecia mais as aulas fossem por ele já ter sido classificado em todas as matérias.
A direção do colégio não me daria informação alguma. Então o procurei nas redes sociais (facebook), pois sabia que ele tinha uma conta e que mesmo que não postasse fotos ou qualquer informação pessoal sobre sua vida, apenas frases de autoajuda, sabia que ele tinha acesso diário a ela. E foi depois de dias enviando insistentes mensagens, em seu menseger, que obtive o primeiro “oi”.
...