Afabetização
Por: salmo102 • 20/8/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
UNIP - UNIVESIDADE PAULISTA
SEPI - SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL E INTERATIVO
DIDÁTICA FUNDAMENTAL
MACAPÁ - AP
2014
UNIP - UNIVESIDADE PAULISTA
SEPI - SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL E INTERATIVO
ACADEMICOS
CLEUBE BARROS
DANÚBIA DA CAVALCANTE
ELDIRENE
FLÁVIA CASTELO DE QUEIROZ
JONILCIANE PINHEIRO DA SILVA
KELLY SANDRY DA SILVA DE SOUZA
LUANA DA SILVA COELHO
LUCICLEIA DE JESUS NASCIMENTO DOS SANTOS
MARIA ANGELA DE ABREU SANTIAGO
NILZA SILVA DE SOUSA
OSIEL DOS ANJOS ALFAIA
VERA LUCIA DA SILVA VIEIRA DE MORAIS
SOBRE TENDENCIA LIBERAIS TECNICISTAS
Trabalho Apresentado a UNIP– Universidade Paulista como Avaliação parcial a Disciplina didática fundamental, do curso de pedagogia Ministrada pelo prof.º Rosiclelma Amanajas.
MACAPÁ – AP
2014
Tendências Liberais Tecnicista
Na tendência liberal tecnicista o papel da escola é o de modelado comportamento humano através de técnicas específicas.
- Os conteúdos aplicados no ensino são informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica e encontra-se, nos LIVROS DIDATICOS etc.
- São utilizados métodos especiais para a transmissão e recuperação de informações.
- A relação professor e aluno é objetiva onde o professor transmite informações técnicas e o aluno vais fixá-las.
- Nesta tendência a aprendizagem e baseada no desempenho, pois, segundo essa tendência, aprender é uma modificação do desempenho.
As escolas que adotavam essa tendência em meados dos anos 50, visavam apenas fazer com que os alunos se integrassem à máquina social ( Formava mão de obras ), não era de interesse delas formar cidadãos críticos e preparados para uma diversidade de possibilidade na área profissional, o aluno era tratado simplesmente como uma peça que fazia parte da ordem social vigente no país.
A tendência liberal tecnicista surge no séc. XX com forte influencia positivista e behaviorista americana. No Brasil tem inicio com o declínio da ESCOLA RENOVADORA.
Sob o regime militar do país, a elite encontrou na tendência liberal tecnicista uma maneira de se manter na posição de dominante sobre as massas.
A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (Capitalismo). Seu interesse principal é produzir indivíduos “Competentes” para o mercado de trabalho.
Os marcos de implantação do modelo tecnicista são as leis 5.540/68 e 5.692/71, que organizam o ensino superior e o ensino de 1º e 2º grau (Agora chamado de ensino médio).
Seu método é a transmissão e recepção de formações e o aluno de fixá-las. A aprendizagem é baixada no desempenho do aluno.
...