AlfABETIZAÇAO
Por: keilaferreira • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 426 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
A alfabetização escolar no Brasil vem revelando uma nova trajetória de sucessivas mudanças conceituais e consequentemente metodológicas. Atualmente, parece que estamos enfrentando um desses momentos de mudança – é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas: pesquisas que têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, descaso do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar, evidenciada por avaliações nacionais e estaduais. Estende-se por toda a vida
Como um processo permante a alfabetização se estende por toda a vida e não se esgotaria na aprendizagem da leitura e da escrita, de certa forma aprendizagem da língua materna, escrita ou oral e um processo permanente nunca interrompido, entretanto e preciso diferenciar um processo de aquisição da (língua oral e escrita) de um processo de desenvolvimento da (língua oral e escrita). Etimologicamente o termo alfabetização não ultrapassa o significado de levar a aquisição do alfabeto ou seja de ensinar as habilidades de ler e escrever. Sem duvida a alfabetização e um processo de representação de fonemas em grafemas, mas e também um processo de compreensão e expressão de significados por meios do código escrito.
Não se consideraria alfabetizada uma pessoa que fosse apenas capaz de decodificar símbolos visuais em símbolos sonoros, `lendo`, por exemplo, silabas ou palavras isoladas como também não se considera alfabetizada uma pessoa incapaz de usar adequadamente o sistema ortográfico de sua língua apenas por escrito. Na alfabetização estudamos as facetas psicológicas, psicolinguística, sociolinguística e linguística do processo.
A perspectiva psicológica e a que predomina nos estudos e pesquisas sobre a alfabetização sob elas estudam se os processos psicológicos considerados necessários como pre requisitos para a alfabetização e s processos psicologicospor meio dos quais o individuo aprende a er e escrever.
Temos também a relação entre alfabetização e cidadania que pode ser analisado sob duas perspectivas aparentemente contraditórias de um lado e precisonegar de outro e preciso afirmar a vinculação entre para exercício da cidadania o acesso da leitura e da escrita.
Comecemos pela negação: o acesso à leitura e a escrita não e imprescindível ao exercio da cidadania uma declaração inesperada e surpreendente porque a vinculação entre alfabetização e cidadania faz parte do senso comum na verda essa concepção oculta os reais determinantes não só da exclusão da cidadania, mas também da sua construção.
Não se pode negar a importância da qualidade da alfabetização no processo de escolarização básica.
...