Alfabetização
Por: Ana Fortunato • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.547 Palavras (15 Páginas) • 145 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO VISUAL
Ana Claudia Fortunato
Professor- Marly Spier
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (Ped-0324) – Prática do Módulo III
03/07/12
RESUMO
Apresentamos uma investigação sobre a importância da alfabetização visual na formação do olhar crítico do sujeito para a compreensão de mensagens visuais. Ficou constatado que a alfabetização visual é tão importante para a formação do sujeito como a alfabetização oral e escrita. Para compreendermos uma narrativa visual pressupomos uma alfabetização do olhar. Aprendemos a ler, mas também a ver – e o papel do educador é, mostrar como decifrar os códigos visuais, muitas vezes sofisticados de mais para as crianças. O professor deve estimular o aprendizado de seus alunos através da preparação dos mesmos para um mundo cheio de mensagens nem sempre compreendida.
Palavras-chave: Alfabetismo. Imagem. Visual.
1 INTRODUÇÃO
Podemos afirmar que as imagens estão presentes o tempo todo no nosso dia-a-dia. Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem “uma imagem vale mais que mil palavras” e compreendemos este dito popular como uma importância da imagem na história da humanidade, principalmente para a sociedade humana.
Sabemos que uma das primeiras formas de comunicação do homem se deu através das pinturas e desenhos nas cavernas. Em nossos dias estas imagens são utilizadas para investigar como era a vida na Pré-História. É por meio de imagens que o homem vem contando sua história a milhares de anos. O que mudou foi a tecnologia usada para a utilização destas imagens.
2 IMAGEM EM EDUCAÇÃO
Para entendermos esse processo de conhecimento sobre a alfabetização visual o professor deve estimular e desempenhar a função de mediador na alfabetização visual de seus alunos. Segundo Dondis:
(...) Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos , e o seu numero é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria – prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas (...).(Dondis,2007, p. 51).
...