Alfabetização
Por: Dinamaneu • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 1.891 Visualizações
PASSO 3
Texto dissertativo argumentativo
Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, a entrada da criança( e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos.
Introdução a educação é com certeza um dos fatores mais importantes na construção de uma sociedade.Será a única garantia de valorização do ser humano.
Cada vez mais a leitura tem se tornado indispensável para a vida do ser humano. Ler é ter conhecimento, entender o mundo a sua volta. Não há como separar alfabetização e letramento, elas de vem caminhar juntas e ser ensinados juntamente nas escolas.
Não apenas a criança ser alfabetizada, e sim, alfabetizar letrando, conhecer o mundo das letras, entender o código.
Não adianta a criança saber ler e escrever de forma mecânica. Ela precisa saber o significado do texto e uso de pequenas palavras.
Hoje, em várias escolas as crianças chegam ao 5º ano sem estar se quer alfabetizados ou melhor letrados. Isto tem sido uma preocupação na sociedade. O que adianta copiar somente e não saber o significado.
Um exemplo de uma criança que não vai a escola, mas seus pais são presentes na vida cotidiana dessa criança: a mãe ou o pai lê todos os dias algumas histórias e esta criança começa a entender e distinguir o significado da leitura. Podemos dizer que essa criança não é mais um papel em branco. Mesmo não estando alfabetizada, ela já está incluída dentro do letramento.
O ser humano tem que ter o hábito da leitura desde pequeno para que se torne um ato de prazer.
Uma pessoa considerada analfabeta, mas conhece uma nota de dinheiro, sabe o trajeto do ônibus, e onde deve descer, consegue fazer uma conta, recorta um fato visto na televisão ou outros meios de comunicação, acredito que essa pessoa é considerada também letrada, estando dentro das práticas sociais.
CONCLUSÃO
Não basta o homem ser alfabetizado, é necessário que também seja letrado, para que faça parte do mundo da escrita nesta sociedade. Enquanto professores não se concientizar e ter conciência do seu papel nas escolas, que não basta somente alfabetizar, deixar com que a criança se sinta em um mundo vazio , sem respostas e sem sentido. É preciso agir, é preciso uma formação digna de professores com investimentos para a educação. Se não houver uma providência iremos sempre ouvir sempre de relatos de criança somente alfabetizada.
...