Alfaletrando
Por: aldenise123 • 29/8/2015 • Resenha • 4.069 Palavras (17 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL
EXTENSÃO EM PEDAGOGIA
CLEONICE ARRUDA LIMA
LILIELMA GOMES DO PATROCINIO
MÁRCIA REIS ARAUJO
ALDENISE CARDOSO
JOSILENE OLIVEIRA
ALFALETRANDO COM CONTOS DA CAROCHINHA
[pic 5][pic 4]
PLANALTINO-BA
2015
CLEONICE ARRUDA LIMA
LILIELMA GOMES DO PATROCINIO
MÁRCIA REIS ARAUJO
ALDENISE CARDOSO
JOSILENE OLIVEIRA
ALFALETRANDO COM CONTOS DA CAROCHINHA
Trabalho acadêmico apresentado à Faculdade Integrada do Brasil - FAIBRA como requisito avaliativo do III Semestre do Curso de Extensão em Pedagogia, na Disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e do Letramento.
Prof. Suelene Cunha de Oliveira
PLANALTINO-BA
2015
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO ..........................................................................................4
2. O QUE SERIA O ALFALETRAMENTO...........................................................5
3. POR UMA ALFABETIZAÇÃO PAUTADA NO LETRAMENTO........................9
4. OBJETIVO GERAL........................................................................................13
5. OBJETIVOS ESPECIFICOS .........................................................................13
6. CONTEÚDO..................................................................................................13
7. DISCIPLNA ENVOLVIDAS............................................................................14
8. METODOLOGIA............................................................................................14
9. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA.....................................................................14
10. SUGESTÕES DE ATIVIDADES..................................................................14
11. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES .............................................................15
12. RECURSOS ................................................................................................16
13. CULMINÂNCIA ..........................................................................................16
14. AVALIAÇÃO.................................................................................................16
15. REFERÊNCIAS ..........................................................................................17
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho foi inspirado no projeto" Nossa Escola Lê e Comenta", idealizado pela Professora Sheila Tranzilo e desenvolvido no Colégio Estadual Manoel José de Andrade, que atende um público exclusivo de ensino médio.
Propomos aqui, um ensino mais contextualizado que desperte no aluno o gosto pela leitura desde cedo.
PROBLEMATIZAÇÃO
Nos últimos tempos é cada vez mais forte a ideia de que o processo de alfabetização e letramento deve estar vinculado ao trabalho com a ludicidade e a diversidade que os gêneros textuais pode instituir nas práticas educativas que envolvem os processos de aprendizado da leitura e da escrita nas séries iniciais da Educação Infantil . Tal certeza nos conduz a uma pergunta: Como utilizar os gêneros textuais como instrumento de enriquecimento das práticas de alfabetização e letramento?
PÚBLICO - ALVO
O projeto poderá ser desenvolvido durante o período de um mês, sendo realizado um conto por semana com a clientela do 1º ano da Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA
A vida em grupo sempre apresentou a necessidade de comunicação, mesmo quando o homem ainda vivia em cavernas. Uma análise mais apurada a respeito do desenvolvimento humano nos permite a certeza de que os seres humanos apreendem primeiro a mundo a sua volta para que depois de apropriados de tal entendimento comecem a aprendizagem dos diferentes mecanismos constitutivos deste mundo. No entanto pesquisas apontam para uma triste realidade; as escolas brasileiras não consegue cumprir a função de alfabetizar e instituir um processo de letramento que envolva os alunos no fabuloso mundo da leitura, por continuarem insistindo em separar decodificação e apreensão. Fazem do ato de apender a ler e escrever uma enfadonha tarefa, produzindo as estatísticas que apontam para um sério problema:- o alfabetismo funcional. É eminente a necessidades das escolas de nosso país, consolidarem a ideia de que aprender a ler e escrever textos são atividades que perpassam o envolvimento do educando pela apreensão do mundo.
Neste sentido os diferentes gêneros textos, aparecem como uma ferramenta de enriquecimento do processo de alfabetização e letramento, justamente por que permite ao aluno perceber significação na aprendizagem da leitura e da escrita. As crianças em contado com os diferentes tipos e formatos de textos, devem ser estimuladas na sala de aula a entender um texto como um convite a leitura, caminho que conduz a escrita ou vice e versa. Alfabetização e letramento devem ser entendidas como práticas sociais, que permite ao indivíduo acreditar e promover a construção de pensamento crítico em si próprio, sobre os outros e sobre o mundo no qual encontra-se inserido. Aqui a ludicidade torna-se uma excelente ferramenta de trabalho a ser utilizada desde o primeiro contato do indivíduo com o mundo alfaletrado.
O QUE SERIA O ALFALETRAMENTO?
O homem compreende o mundo e interage com o mesmo de forma dialética, num processo de constante transformação, sendo a educação um dos veículos condutores deste processo, o educador deve estar buscando continuamente atualizar-se para atender as demandas que surgem do contexto educacional como reflexos das necessidades do contexto social. Nesse sentido o trabalho do professor que irá atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental se recobre de significado e passa a servir como ferramenta que possibilita ao educando não apenas o seu desenvolvimento cognitivo, mas a sua inserção social.
...