Antropolgia
Por: Tatiane Domingues • 19/6/2015 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Estudar a essência do Ser Humano e sua estrutura é estudar a antropologia filosófica. Para os estudiosos desse tema a reflexão sobre a vida e a religião faz com que consigam enxergar a si mesmo não apenas individualmente, mas também de maneira mais ampla sobre sua própria espécie e a diferenciação com relação a outros animais.
Entre os grandes pensadores e autores da antropologia filosófica estão os nomes mais famosos da história como, por exemplo: Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, René Descartes, John Locke, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Bertrand Russell, e outros. Todos eles, apesar de terem vivido em épocas e lugares diferentes, pensaram o homem e refletiram sobre a vida dele na Terra.
Suas ideias interferiram diretamente na educação de cada uma das épocas. Nos século XVII e XVIII, em que existia um período de transição entre as idades média e moderna, foi também um marco para as transformações de diversas áreas da sociedade. O renascimento fez com que o povo tivesse mudanças de pensamento, cultura, política e modo de viver.
Consequentemente, os processos pedagógicos tiveram que ser repensados. A reestruturação do conceito de educação teve interferência direta de filósofos que não viam sentido existirem a religião atrelada à educação. As ideias iluministas abriram espaço para pensar a educação de maneira diferente, laica e livre de classes sociais.
Entretanto, o acesso à educação nunca foi igual para todos. O crescimento do capitalismo e a pouca quantidade de profissionais aptos para muitas pessoas fez com que esse processo se tornasse muito lento e houvesse divisão do ensino em classes sociais. Tudo isso ainda é visto nos dias atuais, mesmo com programas sociais para estudantes de baixa renda terem as mesmas oportunidades que os demais.
Sendo assim, um dos principais desafios do século XXI ainda é acabar com a desigualdade educacional. Entre outros objetivos também estão extinguir com o analfabetismo mundial; Pensar em novas metodologias de ensino com o avanço da era digital; Consolidar a utilização de novas tecnologias no processo de aprendizagem já que elas estão transformando o mundo em que vivemos; e estimular a participação dos jovens no processo de construção desses novos modelos educacionais.
...