ApII sociologia
Por: regianemartins • 15/4/2016 • Trabalho acadêmico • 281 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Regiane Aparecida Martins Marcos
RGM: 15186547
Polo: Souza Lopes Cruzeiro do Sul
Karl Marx e Max Weber são dois pensadores que buscavam a compreensão das ações humanas e da sociedade. Karl Marx via a ideologia como uma variável dependente no processo de transformação social. O sistema capitalista desenvolveria no que se refere a diferenciação social, inevitavelmente uma polarização entre a burguesia de um lado e os operários de outro, havendo assim a eliminação de todas as outras camadas da sociedade. Max Weber procurou mostrar que o caráter ideológico não deriva automaticamente da posição social, mas a evolução social tenderia para uma diferenciação crescente tanto na área do operariado quanto na área das camadas médias, levando a sociedade moderna a muitas divisões de interesses e status. Além de minimizar a formação humanista de caráter mais integral.
Para Karl Marx a preocupação é o conjunto dos indivíduos inseridos nas classes sociais e para Max Weber o indivíduo e sua ação são elementos constitutivos das ações sociais. Embora Karl Marx não tenha nenhuma preocupação em definir uma ciência especifica para estudar a sociedade, procurou entender a sociedade capitalista a partir de seus princípios constitutivos e seu desenvolvimento. Enquanto Max Weber identifica como reduzida as chances de uma revolução socialista nas classes trabalhadoras, na pequena burguesia e nas classes possuidoras de privilegiados pela educação.
A sociologia de Weber nos faz pensar que embora estejamos obrigados a agir conforme um pacote de regras que regulam a nossa vida, é preciso considerar que elas foram criadas por indivíduos como nós, em tempos passados e continuam a ser criadas e também que elas estão ai para serem mudadas e por tanto todos nós participamos disso.
...