Apanhadao de sociologia e educação
Por: beatriz.tiengo • 16/2/2016 • Dissertação • 6.273 Palavras (26 Páginas) • 3.253 Visualizações
Sociologia e Educação
Questão 1: Em suas origens, a Sociologia tinha as seguintes características:
1. Preocupava-se em manter o contexto de discussão intelectual na sociedade proveniente do iluminismo.
2. Buscava aumentar o nível de consciência da sociedade, por isso alimentava a discussão entre as camadas sociais.
3. Repensava o problema da ordem social, por isso enfatizava a importância de instituições como a autoridade, a família e a hierarquia social.
4. Preocupava-se com a igualdade de gênero, devendo a mulher ter o mesmo papel social do homem na família.
5. Tinha indisfarçável conteúdo dinamizador, ligando-se aos movimentos de reforma agrária e reforma progressista da sociedade.
Além disso, essa nova ciência tinha inspiração:
I - Positivista.
II - Reformista.
III - Iluminista.
IV - Platônica.
V - Marxista.
Diante do exposto, associe as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a correta associação entre elas:
A)1-III, 2-III, 3-V.
B)3-I.
C)2-II, 3-I.
D)4-IV, 5-IV.
E)5-V.
Questão 2: A coerção exercida pela sociedade sobre os indivíduos ocorre no meio moral, afirmava Durkheim. Nesse meio, o individualismo competiria com a consciência coletiva. Desse modo, segundo o autor, a educação assumiria significado moral importante, uma vez que:
A)À educação caberia preservar a coesão moral, devendo constituir-se numa “só educação” de acordo com os valores da sociedade.
B)À educação caberia a função de socializar, portanto, sem priorizar a coesão moral.
C)À educação caberia preservar a coesão moral, sendo o processo educacional direcionado para transmitir costumes e regras.
D)À educação, o aprender para a vida seria prioritário em relação à problemática da coesão moral.
E)Sem educação as crenças e os valores básicos da sociedade poderiam ser transmitidos, mas a família deveria assumi-los .
Questão 3: Leia o enunciado e considere as afirmativas a seguir.
De acordo com a concepção teórica sociológica que se convencionou chamar de reprodutivista, existem várias direções para as quais a escola avança, como meio de reprodução, e não de transformação social. Segundo essa concepção, a escola favorece a reprodução das desigualdades sociais ao disciplinar os alunos e ao realizar a aprendizagem de condutas, independentemente da qualidade da instrução. Considerando essa explicação, é correto afirmar que:
I - A escola é um aparelho ideológico do Estado.
II - A escola reproduz o statu quo quando, por exemplo, divide-se em escola dos empresários e escola dos trabalhadores, correspondendo às duas classes da sociedade industrial.
III - A escola é um aparelho repressivo do Estado.
IV - Como aparelho ideológico do Estado, a escola busca que os alunos internalizem o modo de pensar, sentir e agir dominante na sociedade.
V - Como aparelho repressivo do Estado, a escola usa da coerção e da violência física.
Assinale a alternativa correta:
A)As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B)As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
C)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E)As afirmativas II, III e V estão corretas .
Questão 4: As discussões em torno da redemocratização da sociedade brasileira, no período que sucedeu o regime de Ditadura Militar (1964-1984), fez emergir debates em torno da - também necessária - democratização da escola, contexto no qual surgiram defesas a respeito da construção do projeto político-pedagógico (PPP). A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse sentido, constitui-se como:
A)Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
B)Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
C)Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
D)Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
E)Implementação de estrutura organizacional visando à administração interna da escola.
Questão 5: Em relação ao contexto atual da educação no Brasil e no mundo, especialmente no que toca a temas como globalização, novas tecnologias, democratização e novas ferramentas de ensino em tempos de crescente informatização, julgue as seguintes afirmativas e assinale a correta:
A)Em decorrência da educação internacionalizada, tem-se hoje uma grande diversidade nos sistemas de ensino, uma vez que a globalização não alterou a educação dos países.
B)A aprendizagem a distância, sobretudo a baseada na internet, será uma tendência passageira, em razão da falta de qualidade do ensino ministrado.
C)Espaços na sociedade civil que estão entrando em contato com a educação não possibilitam maior democratização da informação nem do conhecimento.
D)As novas tecnologias criam novos espaços de conhecimento, ampliando as possibilidades de educação, que não fica mais restrita à escola.
E)A sociedade do conhecimento traduz-se em hierarquia, e não em redes, portanto o conhecimento é burocratizado e não prevê interatividade, conectividade e intercâmbio entre pessoas.
Questão 6: Para Marx e Engels, a educação no sistema capitalista tem por finalidade:
A)Emancipar as classes sociais mais pobres.
B)Perpetuar a exploração das classes sociais mais pobres.
C)Instruir e profissionalizar as classes trabalhadoras.
D)Favorecer a ascensão das classes assalariadas.
E)Instaurar um processo revolucionário entre as classes sociais.
...