As Considerações Sobre o Currículo Oculto
Por: PaulinhaPires • 30/4/2015 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
[pic 1]
ANA PAULA EZEQUIEL
KELI GOULART
VALDIRENE POLICARPO DE ANDRADE
CURRÍCULO OCULTO
Auriflama-SP
2015
[pic 2]
ANA PAULA EZEQUIEL
KELI GOULART
VALDIRENE POLICARPO DE ANDRADE
CURRÍCULO OCULTO
[pic 3]
Auriflama
2015
Considerações sobre o Currículo Oculto
O currículo oculto está presente nas escolas através de algumas práticas que, embora não estejam registradas em documentos, são desenvolvidas no ambiente escolar. Esse currículo pode ser definido como as ações, modos, conduta e percepções geradas no meio escolar.
Nota-se a importância do currículo oculto na educação, pois as percepções e ações influenciam e afetam diretamente o processo de ensino e de aprendizagem dos educandos e educadores.
Diferentemente do currículo formal, esse tipo de currículo não está explícito em planejamento algum, todavia é notado através dos aspectos comportamentais que ocorrem dentro das escolas, das quais devem ser ensinados e aprendidos, tais como as atitudes, comportamentos, valores e orientações. Com isso as escolas tornam-se agentes de formação e transformação da sociedade.
Portanto, percebe-se que o currículo oculto faz-se marcante na vida dos alunos, pois provém de ações de caráter afetivo que verdadeiramente estão ligados aos aspectos cognitivos.
Está claro que esse tipo de currículo traz consequências que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos e, portanto, o trabalho do professor, pois cada educando é oriundo de uma sociedade e traz consigo uma experiência cultural, valores e significados originários de seu meio social e vivenciados na própria escola. Estas atitudes, algumas vezes, precisam ter a intervenção direta dos educadores para melhorar a convivência no meio escolar.
Sendo assim, o currículo oculto precisa ser melhor compreendido para que possa ser trabalhado com eficiência a fim de torná-lo eficaz para a concretização do ensino e da aprendizagem escolar.
REFERÊNCIAS
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: ed. Alternativa, 2004.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
...