As Oficinas Pedagógicas
Por: Nateliane • 19/6/2023 • Trabalho acadêmico • 2.025 Palavras (9 Páginas) • 161 Visualizações
OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO
DIAS. NatelianeRodrigues¹
FIGUEIREDO. Lucinéia Santos Alves e¹
SOARES. Amanda Ferreira¹
SOUZA. Luciane Vieira¹
Tutor Externo: Claudia Guimarães de Oliveira¹
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido buscando descrever a importância das oficinas pedagógicas para a alfabetização, e ainda discutir sobre como as oficinas contribuem para a aprendizagem. Um dos principais objetivos desse trabalho foi: Analisar as práticas a serem usadas na alfabetização através das oficinas pedagógicas. De mesmo modo, buscou -se exprimir sobre este assunto retratando também as atribuições das oficinas para tal modalidade. O trabalho é de cunho bibliográfico que se baseou em livros e artigos. Para que o resultado dessa pesquisa fosse satisfatório, no decorrer de sua elaboração, foi possível compreender a importância das oficinas na alfabetização tendo em vista que, sem as atividades propostas por elas como instrumento de ensino/aprendizagem não seria possível alcançar tal objetivo. Após os resultados alcançados pode-se entender que alfabetizar é preciso, conclui -se ainda que é possível alfabetizar através das oficinas pedagógicas utilizando metodologias de ensino adaptadas a idade da criança sem perder a qualidade do ensino e o foco naquilo que foi proposto, a alfabetização.
Palavras-chave: Alfabetização. Estímulos. Oficinas Pedagógicas.
1.INTRODUÇÃO
Educar é sinônimo de muito trabalho e dedicação. Sendo assim, no presente estudo vamos abordar um tema de suma importância para a alfabetização: As oficinas pedagógicas, ainda vamos explorar as práticas a serem aplicadas para que a alfabetização ocorra.
Esse trabalho será desenvolvido com o objetivo de analisar as práticas a serem usadas na alfabetização através das oficinas pedagógicas, desenvolvendo assim ações a serem usadas para essa prática alcançando o aprendizado final.
Como as oficinas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da alfabetização? Isso é o que vamos descobrir no decorrer desse trabalho que visa principalmente o aluno e seu desenvolvimento nessa fase da educação.
Para que esse trabalho seja desenvolvido, faremos pesquisas bibliográficas que abordam esse tema sobre oficinas e alfabetização buscando estudar algumas teorias e recursos ut6ilizados nessa fase em que a criança está sendo alfabetizada, mas sem deixar de lado a ludicidade e brincadeiras.
As oficinas pedagógicas são usadas como metodologias de ensino para que o aluno desenvolva a atividade proposta com ludicidade e através disso poderá ocorrer até uma avaliação do desenvolvimento do mesmo.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceito e sugestões de estruturação de Oficina Pedagógica
As oficinas pedagógicas são instrumentos ricos e de grande auxilio para o aperfeiçoamento didático em uma escola. É uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que possibilita, a troca de experiências e a construção de conhecimentos. Elas acontecem na instituição escolar em um espaço reservado para o aprendizado coletivo. Assim todos tem a mesma oportunidade de conhecimento e interação com o grupo tornando a experiência do aprendizado mais rica.
Oficinas pedagógicas são práticas que de acordo Silva, Gomes e Lelis (2012) são atividades que quando trabalhadas levam o aluno a se desenvolver contribuindo assim com o processo educativo de resultado, pois levam a novos conhecimentos. Ainda segundo (VALLE; ARRIADA, 2012, p. 4). oficina pedagógica é usada como estratégia metodológica trabalhando a teoria e a prática juntas proporcionando assim situações que se baseia no tripé: sentir, pensar, agir.
As oficinas dentro da sala de aula, quebra o gelo estritamente teórico, este momento de descontração e aprendizado abre a janela para a liberdade do pensamento.
Para se trabalhar uma oficina pedagógica alguns passos devem ser observados, questionados com o intuito de desenvolver um produto de qualidade que venha a colaborar com o aprendizado. LOPES (2009) salienta que antes de colocar em prática esta atividade é necessário questionar por exemplo: O tema a ser trabalhado, o objetivo, quais são os participantes e só depois que obtiver respostas é possível desenvolver uma oficina que vá de fato fazer a diferença.
2.2 Perfil de um mediador
Antes de tudo deve se entender que para colocar em prática uma oficina pedagógica é necessário que haja um mediador concentrado, interessado e com foco tanto no desempenho e participação dos envolvidos, quanto em alcançar os objetivos propostos. Para VILAÇA e CASTRO (p.5, 2013) apenas um método de aprendizagem dificulta o desenvolvimento e a estratégia da oficina impedindo até mesmo a liberdade entre todos. É neste momento onde o mediador/facilitador age, buscando valorizar a diversidade dos envolvidos, atendendo também as mais diversas variações de aprendizagem como: auditivo, visual e tátil.
As principais características de um bom mediador são: Dominar o conteúdo, respeitar os saberes adquiridos anteriormente, ser bom ouvinte, usar experiências dos participantes em favor da prática, boa comunicação, conhecer o problema, estimular e saber trabalhar em grupo. E quando o assunto é alfabetização o mediador precisa ser muito cauteloso, afinal é um trabalho de desenvolvimento de pequenos estudantes que precisam sentir-se seguro no ambiente escolar.
2.3Alfabetização Através das Oficinas
Alfabetização é um processo muito importante na vida da criança, e quando se fala em ensinar nada mais prazeroso que aprender com ludicidade e brincadeiras que ajudam no aprendizado, um exemplo disso são as oficinas pedagógicas.
Oficinas pedagógicas funcionam como um importante instrumento de aprendizagem e ainda como um apoio didático-pedagógico para auxiliar o professor em novas possibilidades de ensino para que o objetivo da alfabetização seja alcançado.
Segundo Moita; Andrade (2006, p.11):
As oficinas pedagógicas são situações de ensino e aprendizagem por natureza abertas e dinâmicas, o que se revela essencial no caso da escola pública – instituição
...