Behviorismo
Por: nandybab • 9/11/2015 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Curso: Pedagogia Turma: 2”A”
Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Vilma
Behaviorismo
Participantes
Alessandra Santos: 6823495756
Ana Paula Gomes: 6661410788
Fernanda Bárbara: 6452334658
Juliana Soares: 6619358574
Lelianne de Sena: 6814016588
Mariana de J|esus: 6661418474
Suzana Bezerra: 6654394540
Tatyla Priscila: 6662442326
Brasília,Outrubro,2013
Introdução
Behaviorismo é o estudo do comportamento, que analisa as ações e o ambiente, dividindo entre comportamentos, respondente, operante , tento em vista a ação que o sujeito provoca e a reação do meio em que se vive.
Behaviorismo
Behaviorismo, do inglês behavior ” conduta, comportamento” , foi iniciado com John B. Waltson e é também conhecido por: Teoria Comportamental, Análise experimental do comportamento ou simplesmente análise do comportamento. Waltson postulou o objeto da psicologia como sendo o “comportamento” , defendia uma visão funcionalista para a psicologia e, assim sendo, o comportamento deveria ser estudado levando em consideração certas variáveis do meio-comportamental não é uma ação isolada, mais sim uma interação entre o que o sujeito faz e o ambiente onde ocorre tal ação.
Os behavioristas foram os primeiros da ciência do comportamento a se aproximarem de propostas explicativas dos termos psicológicos objetivando seus critérios, estes critérios foram importantes para que a psicologia alcançasse o status da ciência rompendo definitivamente com sua tradição filosófica.
A teoria Comportamental se dedica ao estudo, investigação das interações entre o individuo e o ambiente-interações do individuo “suas respostas” o ambiente e os estímulos. Depois de John B. Watson, surge Skinner (1.904-1990) com o behaviorismo radical- termo dado por Skinner em 1945 - que ele defendeu (é tido como filosofia da ciência do comportamento ) e que cuja base está na formulação do comportamento operante. O comportamento reflexivo ou “ não-voluntario” ou respondente “ envolve as respostas que são causados por estímulos antecedentes do ambiente ( são interações, estímulos, resposta) ambiente-sujeito incondicionados, em que certos eventos do meio-produzem certas respostas do organismos que não dependem de “aprendizagem” algumas interações desse caráter, podem ser provocadas por estímulos que não causavam tais respostas em determinado organismo inicialmente- quando esses estímulos são pareados com outros aliciadores podem, em certas condições, produzir respostas semelhantes a estes. Os reflexos são condicionados através desse pareamento, o que levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia.
Os psicólogos chegaram à conclusões sobre aquilo que o organismo faz e ás variações ambientais que interagem como o sujeito adotou-se dois termos para essa metodológica.
- A razão metodológica- refere-se a analise comportamental de investigações através das experiências
- A razão histórica – refere-se aos termos escolhidos popularizados por estudiosos do comportamento devido a sua generalização
Comportamento é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para a ciência do comportamento, onde o ser humano começa a ser estudado na sua interação ambiental.
A analise experimental do comportamento foi a partir, do mais importante behaviorista, Skinner, que começou a estudar o comportamento através do comportamento respondente, nos anos 30 na universidade de Harvard, e é o fundamento ou unidade básica para analise, a descrição de interações do individuo e ambiente com o desenvolvimento de seu trabalho, Skinner teorizou sobre a nova unidade de análise de seus estudos, behaviorismo radical que servil para designar uma filosofia da ciência comportamental dependendo do meio;
...