Bela e a fera
Por: ramonamaria • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.674 Palavras (7 Páginas) • 544 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Rosemeire Mizael Barros
Contação de história:
O patinho feio
Sorocaba
2015
Rosemeire Mizael Barros
Contação de história:
O patinho feio
Este trabalho apresenta o 1º capitulo do TCC do curso de Pedagogia Universidade Paulista –UNIP.
Apresentação como exigência parcial para avaliação do 1º bimestre.
Orientador: (Profº Paula Silvestrini)
Sorocaba
2015
Agradecimentos:
Eu Rose Barros agradeço à Deus pela dadiva da vida, pelo vigor, saúde perfeita, pela mente lucida e pôr permitir chegar até aqui.
Sou grata a minha família que sempre acreditaram em mim e sempre me apoiaram.
Aos meus professores que fizeram parte da minha formação acadêmica, agradeço todo ensinamento e exemplo.
À professora Paula Silvestrini, pela orientação segura e disponibilidade.
Dedicatória
Dedico este trabalho ao meu marido Luiz e ao meu filho Luiz Felipe, pois sempre me apoiaram, animaram nesta grande jornada, e em momentos em que eu sentia que não ia conseguir, eles me levantaram com incentivo, encorajamento e muito amor.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.” (Nelson Mandela, 1995).
Resumo
A história tem muita importância em nossas vidas, pois através dela conhecemos fatos, adquirimos experiências e desperta em nós uma necessidade de conhecer mais, onde nos leva ao habito da leitura.
Por muito tempo a histórias foi uma atividade oral: as histórias, reais ou inventadas, eram contadas de viva voz. Na idade média o contador era respeitado em todos os lugares por aonde ia. Os trovadores obtinham entrada em palácios e aldeias contando histórias do gosto popular.
Ela vem atravessando séculos e séculos, a contação era visto com um olhar inferior a escrita e apesar disso os contadores de histórias da antiguidade entravam em povoados e reuniam muitas pessoas para ouvir seus contos e lendas. Reunir-se para esta prática era uma atividade dos simplórios, isto explica por que durante tanto tempo esta prática foi rejeitada pela sociedade.
O homem descobriu que a história tem o poder de distrair, entreter, encantar e emocionar quem as ouve, por este motivo tornou-se o centro da atenção popular pelo prazer das suas narrativas.
“A criança e o adulto, o rico e o pobre, o sábio e o ignorante, todos, enfim, ouvem com prazer as histórias – uma vez que essas histórias sejam interessantes, tenham vida e possam cativar a atenção. A história narrada, lida, filmada ou dramatizada, circula em todos os meridianos, vive em todos os climas, não existe povo algum que não se orgulhe de suas histórias, de suas lendas e seus contos característicos” (TAHAN, 1966, p.16).
O conto o patinho feio é uma ótima oportunidade de trabalhamos com os alunos a questão das diferenças, ao abordar esse tema, o conto assume seu papel social, onde retrata os conflitos como intolerância, rejeição, sentimentos de inadequação.
Palavras Chaves: Diversidade, Bulling, Rejeição e Intolerância.
Resume
The history is very important in our lives, because through it we know the facts, we acquired experience and awakens in us a need to know more, which leads to the reading habit.
For a long time the stories was an oral activity: the stories, real or invented, were told by word of mouth. In the Middle Ages the counter was respected in all places where he was going. The troubadours obtained entry into palaces and villages telling stories of popular taste.
...