Berçários e mini-grupos
Artigo: Berçários e mini-grupos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bebelpirola • 17/11/2013 • Artigo • 485 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
BERÇÁRIOS E MINI-GRUPOS:
apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal (interessar-se por lavar as mãos, limpar o nariz sozinho, escovar os dentes com cuidado, usar corretamente os materiais necessários para sua higiene, ter as mãos e o rosto limpo em certas ocasiões),
perceber a vontade de ir ao banheiro e ter progressivo controle de esfíncteres,
aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir-se ou desnudar-se (como colocar (ou tirar) os sapatos, (des)abotoar-se, etc.),
comer sem ajuda e usar talheres adequadamente, a escolher o que quer comer ao servir-se de comida e a expressar preferências em relação a cheiros e paladares.
buscar segurança e conforto: reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las.
Não colocar mão suja na boca, não comer terra, plantas, tinta, não subir em lugares altos sem ajuda,
ter cuidado com o manuseio de materiais pontiagudos.
tomar cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipulam tintas, argilas, colas, etc., e também ao brincar, explorar espaços e praticar ações físicas como subir, descer, pular, saltar, rolar, etc., identificar produtos que não devem ser ingeridos e saber por que não devem fazer uso de medicações sem orientação dos adultos.
cooperar, solidarizar-se com os companheiros e outras pessoas, exercitar os papéis de cuidar dos companheiros e de ser cuidado por eles,
participar de jogos interativos com adultos e crianças,
comunicar-se com diferentes parceiros, em duplas ou em pequenos grupos, usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais, para colocar suas idéias, manifestar suas vontades e sentimentos.
brincar com crianças com diferentes condições de desenvolvimento,
apropriar-se de regras de convívio social, e a resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo com outras crianças e adultos.
aprendam a respeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles, a não ter preconceito de gênero, ou étnico-racial e a denunciar qualquer forma de discriminação, explicando aos colegas por que isto é importante.
familiarizar-se com a própria imagem corporal,
expressar corporal e/ou verbalmente motivos, razões e narrar as próprias vivências,
nomear suas brincadeiras e atividades preferidas e as não desejadas,
reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos e comunicar ao professor que está com sede, fome, dor, frio, etc., e a solicitar aconchego em situações cotidianas.
conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações,
identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo, ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superável e ficar satisfeito com suas conquistas.
reconhecer alguns elementos
...