COMO REALIZAR TRABALHOS NAS NORMAS DA ABNT
Por: eliasss • 22/7/2019 • Resenha • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 313 Visualizações
AJES – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA[pic 1]
RENATA MORAIS
COMO REALIZAR TRABALHOS NAS NORMAS DA ABNT
Juara/MT
2019
[pic 2]
RENATA MORAIS
COMO REALIZAR TRABALHOS NAS NORMAS DA ABNT
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção do título de bacharelado em psicologia da AJES – Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena[pic 3]
Prof. Dr. Maria Eduarda de lima
Juara/MT
2019
[pic 4]
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO 3
2-ESTRUTURA DE TRABALHOS 4
2.1 Composição dos elementos da monografia 4
2.2 Margens e impressão nas Normas ABNT 5
2.3 Paginação 5
2.4 Capa 5
2.5 Folha de rosto 5
2.6 Folha de aprovação 6
2.7 Resumos em língua portuguesa e/ou língua estrangeira 6
2.8 Sumário 7
2.9 Introdução 7
2. 10 Desenvolvimento 7
2.11 Capítulos 8
2.12 Títulos 8
2.13 Parágrafos 8
2.14 Citações 9
2.15 Notas de rodapé 9
2. 16 Conclusão 9
2.17 Referências 9
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 11
1-INTRODUÇÃO
As normas ABNT têm uma enorme importância na produção acadêmica e científica, como a uniformização padrão da estrutura e na apresentação dos trabalhos.
Ou seja, um trabalho produzido no extremo sul do Brasil, por exemplo, para ser de fácil compreensão em outra região do Brasil e do mundo se precisa haver essa uniformização. Essa normalização é necessária a fim de cada autor traga produções próprias com as suas preferências pessoais, o que poderia criar uma incompatibilidade dentro de toda a produção acadêmica além de trazer dificuldades na troca de conhecimentos e de experiências e resultando num obstáculo ao progresso científico e tecnológico.
Para se evitar este cenário entra as função das normas ABNT com seu conjunto de diretrizes que auxiliarão no desenvolvimento e aceitação de pesquisas pelos envolvidos na academia e comunidade cientifica.
Sendo assim ainda é possível que muitos trabalhos tenham a uma mesma estrutura e aparência que facilitará um acesso às informações, correção e a avaliação dessas pesquisas. Se cria com isso uma maior ordenação dentro das comunidades científica e acadêmica, e promovendo o compartilhamento de resultados alcançados por meio das pesquisas realizadas.
A ABNT, portanto, confere maior uniformidade aos trabalhos elaborados. Sendo assim, há regras variadas para cada trabalho científico onde se devem observar as regras e detalhes precisam ser seguidos para se escrever e formatar trabalhos sejam eles artigos, monografia, teses, resenhas, dissertações etc.
As normas da ABNT comumente geram dúvidas, sobretudo entre os alunos de graduação na reta final do curso.
2-ESTRUTURA DE TRABALHOS
2.1 Composição dos elementos da monografia
É trazido primeiramente a monografia sendo está a pesquisa acadêmica mais comum nas universidades. A sua estrutura segue um padrão comum que é definido pelas regras ABNT sendo compostas com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, sendo algun opcionais. Os itens pré-textuais são como trazidos no nome os que antecedem a introdução da monografia, e aparece antes do seu conteúdo central e compõe a primeira parte do trabalho.
São eles a itens a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, a dedicatória, os agradecimentos, a epígrafe, o resumo em língua portuguesa, o abstract (resumo em língua estrangeira, sendo o inglês o mais comum), as listas e o sumário.
E seguida seguem os elementos textuais e que são portanto, a parte principal do texto e se compõe de Introdução, Desenvolvimento (com título definido pelo pesquisador e onde se traz o percurso metodológico da pesquisa) e pôr fim a Conclusão.
É nessa pare que o pesquisador explorará o se, problema que motivou a sua investigação, relatando os métodos de pesquisa e conferindo validade as hipóteses levantadas no início.
Por fim, vem os elementos pós-textuais que são constituídos por toda produção posterior ao texto principal, como as referências bibliográficas, o glossário, os apêndices, os índices e os anexos. Nessa parte a única parte exigida obrigatoriamente são as referencias que embasaram a pesquisa e onde estão os autores utilizados e que serviram de citação para a veracidade científica da pesquisa. As outras partes ficam a critério do pesquisador/autor do trabalho e do conteúdo da monografia.
2.2 Margens e impressão nas Normas ABNT
As normas ABNT uniformizam as páginas dos trabalhos científicos devem seguir criteriosamente a aplicação de margens superior e esquerda de 3 cm e que as margens inferior e direita sejam de 2 cm.
...