COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Personalidade e comportamento
Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Personalidade e comportamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santaty • 30/5/2014 • Tese • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 371 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Personalidade e Comportamento.
1ª e 2ª ETAPA
Curso: Administração-Matutino A
Ana Luiza Bruschi RA: 8491231826
Emannuelle Carpes RA: 8097920464
Ivone Rosa RA: 8071849953
Jéssica Souza RA: 8489229384
Jhones Moreira RA: 8205813506
Josué Machado RA: 8218877553
Ludmila Correia RA: 8093880751
Sandra Pereira RA: 8228932980
MARÇO
2014
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Personalidade e Comportamento. 1ª E 2ª ETAPA
Curso: Administração-Matutino A
Atividades práticas supervisionadas – ATPS, Economia. Trabalho para composição de notas, 1ª e 2ª Etapa, sob a supervisão e orientação do professor Especialista Ana Cristina Franzoloso.
MARÇO
2014
SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------------------04
Etapa 1 – Dossiê Empresarial------------------------------------------------------------------------------------05
Tabela de Comportamento Individual---------------------------------------------------------------------------05
Definições de Personalidade e Traços e Percepção------------------------------------------------------------06
Etapa 2 – Motivação e Stress Gerencial------------------------------------------------------------------------07
Tabela de Motivação dos Gestores-------------------------------------------------------------------------------07
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar em fatos que para administrar uma empresa não é preciso somente ser organizado, planejado e controlado.
O estudo do comportamento organizacional dentro da empresa é fazer com que o administrador e seus colaboradores tenham uma ótima qualidade de trabalho para assim facilitar o desenvolvimento e a qualidade dos seus profissionais mediante da competitividade do mercado de trabalho atual.
Hoje para manter uma empresa tem que organizar se, renovar se e ficar atualizado principalmente com o avanço tecnológico, mais claro tomando cuidado com as informações, pois é necessário filtrar e utilizar o que é relevante para que sua empresa tenha um melhor desempenho.
ETAPA 1 – DOSSIÊ EMPRESARIAL
O Pet Glamour é uma empresa de Pet Shop formada e administrada por dois irmãos: João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. Sendo assim os dois irmãos decidiram entre si abrir sua própria empresa de Pet Shop e compartilhar o gosto por animais de estimação.
Tabela de comportamento individual.
Colaboradores Personalidade Comportamento
Alba Abertura a experiência Desinteressada
João Consciência Sobrecarregado
Rui Estabilidade Emocional Sem autoridade
Leila Abertura a experiência Irresponsável
Elaine Abertura a experiência Irresponsável
Léa Extroversão Desorganizada
Anita Extroversão Desorganizada
Éder Abertura a experiência Egoísta
ETAPA 1
Definição de Personalidade e Traços e Percepção
A empresa Pet Glamour é administrada pelos sócios João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão, na qual ambas apresentam comportamento e percepções diferentes, que acaba por gerar conflitos entre eles e influência de forma negativa no andamento da empresa.
Alba é desinteressada e autoritária e apresenta pensamento fechado, o que atrapalha na relação com os funcionários e com seu irmão João, devido ela culpar ele pela queda nos lucros da empresa onde o mesmo é responsável por toda parte administrativa do Pet Glamour.
João é esforçado, no entanto reclamam, são características peculiares da gestão, no entanto ele se diz sobrecarregado e acusa Alba por não se interessar com a parte burocrática e com o desenvolvimento da empresa e sim só se preocupar com o setor de banho e tosa onde ela caba cobrando dele resultados finais positivos.
Os demais funcionários vivem num clima estável e propício a conflitos constantes, Rui o gerente do Pet Glamour se diz sem autoridade e sempre reclama por não ter controle sobre os funcionários do banho e tosa, ou seja, não tem voz ativa com a equipe, que é composta pelas vendedoras Eliane e Leila que são irresponsáveis e não fazem questão de cumprir com suas obrigações, por isso apresentam inúmeras ocorrências, tais como: atrasos, atestados e falta de compromisso com suas tarefas onde atrapalha o desempenho delas no trabalho.
Na tosa Éder com seu jeito egoísta vangloria-se pelo seu talento artístico e se acha superior às meninas do banho onde acaba ocasionando conflitos, mal-estar e desinteresse delas no trabalho.
No banho Léa e Anita como já demonstraram não ter interesse e como sempre estão em conflitos com Éder elas acabam utilizando produtos da loja sem verificar data de validade e se tem algum tipo de restrição nos produtos, o que deixa o gerente Rui irritado, pois se ele chama
...