COMPREENDER O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS E ADULTOS E A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE
Por: soso prestes • 6/5/2017 • Relatório de pesquisa • 11.060 Palavras (45 Páginas) • 352 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI[pic 1]
SÔNIA PRESTES DE OLIVEIRA
COMPREENDER O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS E ADULTOS E A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE
Balneário Camboriú
2016/2
SÔNIA PRESTES
COMPREENDER O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS E ADULTOS E A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE
Relatório Analítico apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do Curso de Pedagogia, 7º período Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI – Campus Balneário Camboríú.
Orientadora: Profª Célia Diva Renck Hoefelmann
Balneário Camboriú
2016/II
SUMÁRIO
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 4
1.1. Identificação do acadêmico 4
1.2. Identificação da instituição concedente de campo de estágio 5
2 INTRODUÇÃO 5
3 DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO 8
3.1. Aspectos históricos, socioeconômicos e culturais 9
3.2. Infraestrutura física 11
3.4. Aspectos didático-pedagógicos: projeto pedagógico: concepção de educação, de currículo, de aprendizagem e avaliação 13
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 15
4.1. ANDRAGOGIA 15
4.2. Etapa da Observação 16
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 45
6 REFERÊNCIAS 46
7 APÊNDICES 48
Apêndice 02: Plano de Intervenção 54
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1. Identificação do acadêmico
Nome: Sônia Prestes de Oliveira
Curso: Pedagogia
Campus: Balneário Camboriú
Código de matrícula: 14.128.02
Turno: Noturno
Período: 7º
Semestre letivo: 2016/II
Email: prestes_soso@hotmail.com
1.2. Identificação da instituição concedente de campo de estágio
Nome da concedente: CEJA Deputado Doutel de Andrade
CNPJ: 000777990/0001
Código Escola: 42126584
Responsável Legal: Claudete Terezinha Cardoso Mazuco
Endereço: R. 3020, 160
Bairro: Centro, - SC - Cidade: Balneário Camboriú CEP: 88337-470
Fone: (47) 3363-9713 E-mail: cejabc@gmail.com
2 INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado do 7º período do curso de Pedagogia do Núcleo das Licenciaturas da UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, Campus Balneário Camboriú, foi realizado na instituição Ceja Deputado Doutel de Andrade localizado na cidade de Balneário Camboriú, SC na Educação de Jovens e Adultos.
O Objetivo do Estágio foi vivenciar experiências que exijam o desenvolvimento de competências essenciais da prática profissional do pedagogo, relacionando o conhecimento teórico do campo educacional com a prática na educação de jovens e adultos.
O processo foi composto por três etapas interdependentes e complementares: observação para diagnosticar o perfil do público alvo e reconhecimento do espaço escolar; fundamentação teórica e produção de material didático sobre a educação para a sustentabilidade no contexto da Educação de Jovens e Adultos e intervenção no contexto da sala de aula.
Todas essas etapas puderam nos orientar nas estratégias a serem aplicadas em sala, nos dando um discernimento de como e qual método de aplicação poderia surtir mais efeito. Essa vivência nos proporcionou um conhecimento amplo das diversas realidades e a heterogeneidade que se encontra em uma única sala de aula, não sendo diferente dos demais espaços educativos, mas de uma caracterização específica. Como ponto positivo compreendemos que em todos esses espaços devemos ser mediadores e problematizadores de diversas situações, pois o diferencial na arte de ensinar adultos é buscar compreendê-los, suas vivências, tal como é proposto pela andragogia.
As etapas de observação 08 h/a e intervenção 20h/a (vinte) foram realizadas junto aos alunos do fundamental I Ceja Deputado Doutel de Andrade na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a supervisão da professora orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado – Pesquisa da Prática Pedagógica. Também foi realizada uma oficina (20h/a) cujas temáticas referenciais foram: Pedagogia e andragogia na construção da educação de jovens e adultos e a educação para a sustentabilidade. Teve por finalidade fundamentar teoricamente nossa ação docente com a realização de uma oficina.
Cabe salientar que a escola já vinha desenvolvendo um projeto de sustentabilidade junto ao PIBID e nós fizemos parceria com esse projeto. Observamos e consideramos que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem dos alunos e nos propomos a executar com todos os participantes a gincana da produção do sabão caseiro ecológico e a elaboração da vela ecológica. Sabendo que a andragogia corresponde à ciência que estuda as melhores práticas para orientar adultos a aprender, usando deste estudo para a elaboração da apresentação de alguns conceitos sobre a reciclagem do óleo vegetal e o malefício que diversas mini ações corriqueiras causam ao meio ambiente.
...