Como as crianças constroem vínculos?
Por: Andressa Oliva • 23/5/2018 • Trabalho acadêmico • 503 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
1. Como as crianças constroem vínculos?
A família é a primeira base no cuidado do bebê e educação da criança em sua fase de desenvolvimento. Pois é por meio da família que o bebê ou a criança recebe os cuidados, tanto matérias quando afetivos e cognitivos, que são necessários ao seu bem-estar. E é a partir desse cuidado que elas constroem suas primeiras formas de compreender o mundo. Elas expressam seu resultado de bem ou mal-estar pelas vocalizações, gestos e posturas que são percebidas, interpretadas e respondidas pelo outro, conforme aprenderam em suas experiências nas culturas as quais pertencem. O bebê já nasce imerso nessa cultura, as pessoas que cuidam interagem e brincam com ele, estabelecendo uma forte relação afetiva. Essas pessoas não apenas cuidam da criança, mas também medeiam seus contatos com o mundo, atuando com ela, organizando e interpretando para ela esse mundo. São nessas interações em que ela é significada, interpretada como menino/menina, como chorão ou tranquilo, como inteligente ou não, que se constroem suas características e vínculos.
2. Durante a aprendizagem a criança precisa de estímulos para desenvolver sua inteligência e sua capacidade afetiva?
Sim, a criança desenvolve sua capacidade afetiva através da convivência com os outros, através de vínculos sociais em que vivem e sua inteligência se desenvolve se a aprendizagem acontece diante da interação com outras pessoas.
3. Ao mesmo tempo que a linguagem enriquece as possibilidades de comunicação e expressão, ela representa um potente veículo de socialização. Por que?
Porque é na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro.
4. Como as crianças constroem um processo de diferenciação dos outros e a sua própria identidade?
A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças nesse processo. As crianças tendem a observar as ações mais simples e mais próximas a sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por gestos, cenas atrativas ou por pessoas do seu círculo afetivo. A imitação é resultado dessa capacidade e assim aprender com os outros.
5. Qual a relevância do brincar na Educação Infantil?
Hoje, a ação brincar é muito importante, pois é através da brincadeira que a criança, começa seu desenvolvimento para o aprendizado, e é com a brincadeira que elas aprendem a se expressar no mundo que as cerca. Ao analisar como a criança descobre o mundo no âmbito escolar por via das brincadeiras, percebemos o desenvolvimento da imaginação, exercitação de sua personalidade e habilidades, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Desta forma notamos a possibilidade de ampliar os horizontes sociais através de atividades lúdicas.
A brincadeira tem uma enorme função social, pois oferece meios que oportunizam a vivência de situações emocionais e conflituosas sentidas no cotidiano de toda criança. Além disso, ela desenvolve o lado da imaginação e fantasia, que são aspectos fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem sobre a relação entre pessoas, sobre o eu e sobre o outro. Portanto, é importante para as crianças,
...