DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.
Por: mauriciorenner • 16/3/2017 • Relatório de pesquisa • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 1.200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO Guarulhos
CURSO Pedagogia
Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.
Márcia silva de jesus
8529957759
EJA
Educação de Jovens e Adultos
NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: LAÍS OSSUNA
Arujá/São Paulo
15/11/2016
INTRODUÇÃO
No Brasil e em outras áreas do mundo o EJA serviu como um processo de amadurecimento que aos poucos foi transformando a visão que tínhamos sobre há alguns anos atrás.
Segundo Paulo Freire a pratica educativa reconhecendo-se como prática política se recurso a deixar-se aprimorar na estreiteza burocrática de procedimentos escolares.
Sendo essa visão assim compreendida e colocado em prática a educação pode ser percebida como facilitadora da compreensão cientifica que o grupo pode ter devido suas experiências
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do EJA para oportunidade à aqueles que não conseguiram concluir seus estudos por algum problema ou até mesmo incentivo pois a educação é um direito humano subjetivo previsto em diferentes instrumentos legais,e esta oportunidade de voltar aos estudos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa escolar pois está intimamente ligada a sonhos,expectativas,anseios e mudanças.
DESENVOLVIMENTO
O EDUCANDO DO EJA,REALIDADE QUE O CERCA E SUAS NECESSIDADES
A .educação de jovens e adultos (EJA ) foi regulamentada no artigo 37,da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996.Teve como objetivo atender aos jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos.
A EJA por ter um padrão de leitura escrita,ortográfica também tem interpretação de conteúdos envolvendo as palavras e os discursos.Há três concepções influentes de educação: a metodologia da prática de ensino que tem a utilização de materiais didáticos para facilitar a leitura e também a escrita,a outra é a educação que se baseia no dialogo em processos dialógicos que levam ao desenvolvimento da consciência crítica e a terceira é a prática que tem como foco o conteúdo social.
Os profissionais do eja devem levar em consideração as experiências vividas pelos alunos e em cima disso os incentivá-los a continuar seus estudos.
De acordo com Paulo freire em sua prática pedagógica, a leveza e a alegria estão presentes na música o educador precisa ter criatividade e usar a música como forma de trazer o aluno para a sala de aula ele deverá usar esses meios para se conseguir um aprendizado de forma prazerosa e não cansativa.
A educação por meio da música leva o aluno a se expressar melhor pois tem um desenvolvimento satisfatório e criar laços de amizades nas atividades em grupos e é através de experiências pedagógicas interdisciplinares que se resgatam conhecimentos de culturas letradas e orais.
A música é um elemento importante no processo de alfabetização,quando é usada corretamente como método de aprendizagem mostra um resultado participativo e eficaz por parte dos alunos.
Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamenet aos jovens e adultos,que não poderão efetuar os estudos na idade regular,oportunidades educacionais apropriadas considerando-as características do alunos bem como seus interesses,condições de vida e de trabalho,mediante cursos e exames.
O poder público estimará na permanência do aluno na escola.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O EJA
O aluno já vem já vem para a escola com o domínio da leitura e escrita das operações matemáticas básicas e de alguns conhecimentos sobre a natureza e a sociedade que compõem as disciplinas curriculares.
Os objetivos gerais da educação de jovens e adultos ,é fazer com que o educando consiga dominar a leitura e aescrita,consiga também desenvolver os quatros operações e tenha noção no meio em que vive de sal cultura,de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Emilia ferreiro trouxe uma contribuição muito importante para educação de adultos analfabetos analisando a leitura e a escrita percebiam que eles conseguiam fazer uma escrita baseada em seus conhecimentos de língua.Baseado nesse conhecimento de língua é que o educador deverá ensinar a ler e a escrever.
O artigo de 1945,de Lourenço filho com base nos estudos feitos criou o método de leitura de escrita ( Laubach ) que inspirou e deu iniciativa ao ministério da educação de produzir pela primeira vez,por ocasião da campanha de 47 os materiais didáticos especificam para o ensino da leitura e da escrita.
Foi distribuído em larga escala pelo ministério da educação na disciplina de português o primeiro guia de leitura para todos os supletivos do país.Lições que partiram da palavras chaves selecionadas e organizadas segundo suas características fonéticas.
Pra cada área a ser estudada são definidos blocos de conteúdos,para cada tópico há um conjunto de objetivos didáticos que especificam modos de abordá-los em diferentes graus de aprofundamento.
Na disciplina de matemática no estudo de quatro blocos números e operações numéricas,medidas ,geometria e introdução a estatística,das regras de sistema decimal de numeração utilizando as quatros operações fundamentais( adição,subtração,multiplicação e divisão ) são essenciais à aprendizagem neste nível de ensino e vai além de saber fazer cálculos com lápis e papel. A compreensão do sentido das operações fundamentais inclui os seguintes aspectos:
Reconhecer em situações reais a utilidade das operações:
Reconhecer as regularidades que caracterizam as operações;
Identificar as relações que existem entre elas;
Perceber o efeito que as operações produzem sobre os números.
Utilizando materiais disponíveis como Ábaco,material dourado,o uso de cédulas e de calculadores pode incentivar mais os alunos,para facilitar o entendimento da unidade,dezena e centenas e assim facilitando a construção de noção do sentido numérico e junto com este,a forma e base para o desenvolvimento das estimativas do cálculo mental e do cálculo escrito.
...