TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIÊ CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA I

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 11

Unidade 1

O UNIVERSO E A VIDA      

01. Há muito tempo o homem questiona a origem do Universo e do planeta Terra. Atualmente temos duas vertentes que tentam explicar essa origem: o criacionismo (explicação religiosa) e o evolucionismo (explicação científica). O Big Bang é uma teoria evolucionista desenvolvida a partir do século XX, descreva como surgiu o universo de acordo com essa teoria.

R: A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense. George Gamow (1904 – 1968) e pelo padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894 –1966). Segundo eles o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando um espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétron, neutrinos e suas partículas) que se moviam em todos os sentidos de velocidades próximas à luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associam-se para formarem um núcleo de átomos leves como, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do Universo.

Ao expandir- se, o universo também se resfriou passando dá cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa e se separaram e o Universo tornou-se transparente: como a união dos elétrons e nêutrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhões de anos depois do Big Bang , os elementos químicos começaram se unir dando origem a galáxias.

02.Assista o vídeo: História da ciência e a relação com a prática, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F1esXklb1lQ . Descreva como o professor poderá associar a teoria e a prática no estudo de ciências. Exemplifique algumas estratégias.

R: O professor poderá associar a teoria e a prática no estudo de ciência fazendo pontes entre a teoria e a sociedade, trabalhando contexto, a história, os costumes da comunidade para que faça sentido ao que se ensina ao aluno e que não seja só mais um conteúdo de prova mas sim que ele leve o conhecimento para fora da sala de aulas

A estratégia da bexiga para explicar a teoria do Big Bang. Pegamos

 Uma bexiga e desenhamos bolinhas, separadamente e aleatórias, depois enchemos o mesmo e vejamos o que aconteceu com ela.

Estratégias através de música, para melhor memorização e uma forma que e prática, fácil para a criança saber a nomenclatura de alguma parte do corpo , como a música mitocôndrias

.

 3) A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. Descreva como ocorrem e as consequências principais da rotação e da translação da Terra.

R: O movimento de  rotação ocorre através do movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo imaginário. O movimento de rotação realizado pelo planeta Terra ocorre no sentido oeste – leste e são gastos 24 horas para ser concluído, tempo que corresponde a um dia.

A rotação cria a sequência dos dias e das noites importantíssimo para a existência da vida, já que controla o ritmo da natureza, determinando o período de atividade dos seres vivos. Esse movimento é de suma importância para regular a temperatura do planeta, pois se somente um lado do planeta fosse voltado para o sol esse teria elevadíssimas temperaturas enquanto que a outra parte que se encontraria sombreada seria sempre escura e apresentaria temperaturas muito baixas, sem contar que nenhum desses iria produzir riquezas em biodiversidade em tais condições. Ela também influencia na circulação atmosférica (ventos) e nas correntes marítimas e com base na rotação foram criadas as horas e os fusos horários.

 O movimento de translação a Terra executa em torno do Sol com duração de 365 dias e 6 horas a uma velocidade média de 29,9 Km/s. Essas seis horas são compensadas a cada quatro anos, pois a soma das horas não registradas em quatro anos dá 24 horas, ou seja, um dia. Por isso de quatro em quatro anos o mês de fevereiro tem um dia a mais (o dia 29) e o ano tem 366 dias, sendo chamado de Ano Bissexto.

O movimento de translação, juntamente com a inclinação de 66º33’ no eixo de rotação da Terra, são responsáveis diretos pelo surgimento das estações do ano (inverno, verão, outono e primavera). Em determinados meses do ano um hemisfério recebe luz e calor com mais intensidade que o outro, dando origem a verões e invernos. Quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa. Já no outono e primavera a quantidade de luz e calor se equivale. Quando ocorre o recebimento de luz e calor de forma desigual nos hemisférios o fenômeno é chamado de solstício, esse período acontece nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, e marcam a chegada do inverno e do verão. No momento em que os dois hemisférios recebem luz e calor de maneira igual, o fenômeno é denominado de equinócio, que se inicia nos dias 21 de março e 23 de setembro, a principal característica desses dias é que as noites e os dias possuem o mesmo tempo de duração (12 horas), essas datas determinam o começo do outono e da primavera.

 4) Estudiosos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta, a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos executados por cientistas, como Redi e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes. Embora tenha respondido a uma grande questão, a biogênese não explica como ocorre o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica, explique como surgiu a vida de acordo com essa teoria.

 R: A Teoria da Evolução Química ou Molecular, que postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, se arranjam, formando moléculas orgânicas mais simples e essenciais (como carboidratos, aminoácidos, ácidos graxos, bases nitrogenadas, entre outros) e da reação entre essas moléculas mais simples começam a surgir moléculas  mais complexas (como lipídios, proteínas, ácidos nucleicos  e outros). Depois de combinadas, essas moléculas mais complexas e mais estáveis formam estruturas com aptidões metabólicas e de autoduplicação, dando origem aos primeiros seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (575.4 Kb)   docx (311.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com