De acordo com os textos estudados, faça uma dissertação
Por: Dayse04 • 4/7/2017 • Seminário • 714 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Pará
Faculdade de educação
Docente: Renato Pinheiro da Costa
Turma: Pedagogia 2017
Disciplina: História Geral da Educação
Discente: Dayse Bezerra de Andrade
- De acordo com os textos estudados, faça uma dissertação.
Os textos no início, abordam os momentos em que as sociedades primitivas viviam, e dividi esses acontecimentos em etapas para se ter uma análise e conseguir comparar com os outros hemisférios e animais do planeta.
A comunidade primitiva, não tinha uma educação que se direcionava especialmente para as crianças e essas aprendiam pelo processo de imitação dos adultos, ou seja, de acordo com a observação das atitudes dos mais velhos e o ambiente de convivência se possuía o aprendizado.
Vários questionamentos surgem ao decorrer do texto de como a educação formal, educação institucional e entre outros mecanismos de ensinos formais, não existiam no período primitivo e ainda assim existia a obtenção de conhecimentos.
Deve se destacar que a maioria dos indivíduos da era contemporânea, aprendem antes mesmo de frequentarem os ambientes formais de educação, desta forma na época primitiva, o ensino era direcionado por meios de falas, gestos, observações e entre outras maneiras, como ocorre nos períodos iniciais de vida dos indivíduos de hoje.
A forma de ensino e aprendizado sempre acontecerá nos ambientes diversos dos grupos sociais, mesmo sem eles possuírem uma educação privilegiada de ensinos e métodos, por que a convivência com outros indivíduos constantemente, sempre fornecerá ensinos e aprendizados para todos os participantes incluídos no processo de convivência.
Com o surgimento das classes sociais, se tem funções úteis e distribuições dos trabalhos de acordo com sexo e idade e em contrapartida tem os “administradores” e “executadores” que acompanhavam os diversos trabalhos existentes durante aquele período.
De acordo com essas divisões de classes, as propriedades acabam que ficando privadas e surge a inauguração de vínculos escravistas e com isso os vínculos de sangue, que eram os principais, declinam nestes períodos e a educação que era única sofre uma divisão, e com isso as desigualdades econômicas dos administradores e executadores, ocasionam diversas desigualdades no contexto educacional.
Por mais que se considere a educação desse período como fechada/severa, os habitantes neste período já se diferenciavam dos outros agrupamentos de pessoas, por conta da educação recebida e estavam em etapas superiores comparados com os outros grupos.
O papel da mulher antes, era junto com seu esposo e possuía dos mesmos direitos que ele, ela era sempre participativa na comunidade, e com a mudança da filiação paterna substituindo a materna, a mulher acaba que ficando em segundo plano, desta forma a esposa fica apenas com as responsabilidades de cuidar dos seus filhos e marido, recebendo uma educação um pouco mais elevada do que uma criança.
Marx percebe que mesmo neste período, já se existia as situações vivenciadas por hoje: a mulher submissa ao marido e o marido autoritário, mas com os surgimentos das propriedades privadas e divisão de classes, surgem consequências indispensáveis, como tais: filhos e esposas submissas ao marido/pai, divisões dos sábios e trabalhadores e entre outras.
...