Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Por: TahiiLiih • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1]
DESAFIO PROFISSIONAL
[pic 2]
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado como forma de avaliação
das Disciplinas : Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Educação e Diversidade; Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Fundamentos Filosóficos E Sociológicos Da Educação e Tecnologias Aplicadas À Educação, elaborada pela acadêmica: Maria Ines Peres
RA:5304486116
Tutora Presencial: Renata Leão da Silva
Ponta Porã, 01 de Junho - Ms
2017
Sumário
1.INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 7
3. OBJETIVOS 9
3.1 Objetivo Geral 9
3.2 Objetivos Específicos 9
4. METODOLOGIA 10
5. METODOLOGIA 11
6 .CRONOGRAMA 13
7.AVALIAÇÃO 14
8.CONCLUSÃO 15
9. REFERÊNCIAS 16
1.INTRODUÇÃO
Abordaremos no trabalho sobre as Licenciaturas: Matemática, Letras, Geografia, História e Pedagogia – 1 ° Série cujo o tema é “Construindo meu Projeto de Vida”. O Presente projeto tem por objetivo promover e incentivar a participação da família na escola e a importância da integração e interação entre ambas para favorecer e melhorar o processo ensino de aprendizagem dos educando de maneira significante e relevante. Justificamos a pertinência do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que constitui sobre a influência de sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação.
O perfil sócio econômico do Colégio Futuro tem suas características cujo que, o colégio é localizado num bairro carente da cidade de Ponta Porã e está ativo desde 2002, atende jovens de classe baixa, muitos destes que apresentam problemas sociais, emocionais, intelectuais, em vista dessas dificuldades, percebe-se a grande necessidade de providenciar ajuda tanto intelectual como psicológica.
A estrutura da escola é ampla e bem conservada. Uma biblioteca organizada, laboratório de informática equipado. Uma cantina limpa e organizada, alimentos armazenados no deposito ao lado da cantina. Também um depósito de material de limpeza, quadras, sala de 4 arquivo, 16 salas de aula, sala para direção, material didático, supervisão, sala d e educação física, sala para os professores, uma varanda coberta; dois banheiros femininos e dois masculinos, dois banheiros para os professores e dois banheiros para os alunos deficiente
O corpo docente do Ensino Médio é composto por profissionais extremamente capacitados, onde cada um tem sua formação e especialidades no currículo. É composto por: João Barbosa da Silva; Tatiana da Silva; Davi Moura Louber; Helena Gimenes Manosso; Luiza Carolina Molin Peres; Kátia Oliveira Starf; Leandro Ferreira Pucciarello; Fatima Brissola Alves; Elaine Sanchez Duré; Suesli Brito de Sousa; Gabriel Golçalves Cunha; Ricardo Ribas de Nobrega; Ana Leticia Matoso do Amaral; Trason Kinbegng; Marielle Vanancio da Silva; Joice Heijgbe; Tais Ravaglia Medina; Catarina Sota Macena; para atender os dois períodos.
Os níveis de Educação oferecidos é Ensino Fundamenta (6° ao 9° ano) e Ensino Médio (1° ao 3 ano.) Em relação ao corpo discente podemos dizer que quando se trata do perfil socioeconômicos dos pais dos alunos é variante, porém um grande princípio pedagógico é a escola aproximar-se da vida de seus alunos independente de suas rendas
O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Conhecer a realidade que os cerca e suprir, de alguma forma, as deficiências encontradas. Desde os alunos marcados pela pobreza, pela ausência de bens culturais, devem encontrar na escola meios de suprir suas necessidades, tem aqueles que moram em localidades onde não há eletricidade em casa, não têm, nessas condições, acesso à TV, ao vídeo, ao computador, sem falar das condições financeiras que não permitem tais comodidades e a Escola é uma segunda casa para os alunos.
Nesta Instituição de ensino a taxa de alunos repetentes é de 2 %, não existe nenhum tipo de discriminação quando se trata de religião. Forma de atendimento da escola Horário de funcionamento: Matutino – 7h à 11h e 10 minutos. Vespertino: 13 h às 17 h e 10 minutos; Números de alunos matriculados: 468.
O quadro de Professores são: 18 efetivos, 7 convocados (contrato) dos efetivos 9 já possuem professores com habilitação em pedagogia; e 6 são pós-graduandos; dos 7 convocados, 3 são graduados, 2 estão cursando pós-graduação e 2 estão cursando o último ano de graduação.
A equipe pedagógica participa da organização das reuniões com professores, alunos e pais de alunos, o que facilita o andamento da rotina da escola.
Os professores têm como concepção uma linha pedagógica o sócio interacionista. Portanto, o projeto político pedagógico elaborado tem autonomia e compromisso na sua construção, sempre observando sua interação como trabalho administrativo.
A proposta pedagógica desta unidade escolar tem como missão assegurar uma educação de qualidade garantindo o acesso, a permanência, a apropriação do conhecimento e a formação da cidadania.
Gestão escolar: - Diretora escolar – pós-graduada em Gestão Escolar e especialização em psicopedagogia.
Escolares e orientadores educacionais: - A equipe pedagógica é constituída por um orientador educacional efetivo e uma supervisora efetiva.
Equipe de apoio - A equipe de apoio é formada por sete Funcionários na secretaria, atuando no administrativo – não possui formação educacional; uma secretária, duas zeladoras e dois vigias, uma monitora de alunos, um inspetoras, auxiliar de atividades e educacional; duas merendeiras e três auxiliares.
...