Desenvolvimento da didática moderna
Artigo: Desenvolvimento da didática moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANNESANDRO • 10/12/2014 • Artigo • 847 Palavras (4 Páginas) • 690 Visualizações
DIDÁTICA
Origem: segunda metade do século XIII e XV, de origem grega e que significa a maneira de ensinar ou instruir. No século XVII começa a se preocupar em como dar aula.
Objetivo: transformar o saber erudito em saber ensinável.
É a ferramenta para o professor e esta em continua transformação. É uma ciência que ensina e põe em pratica técnicas de ensino e dá dicas de comportamento que devem ser adotadas no processo de instrução. Esta sempre em busca de novas descobertas que aprimoram o saber humano.
Didática magna: obra de Comenius, publicada no século XVII e que defende que se deve ensinar tudo a todos, democratizando o ensino e tornando mais acessível o conhecimento ao aluno. Ele barateou o sistema de ensino, que antes era caro e para poucos, sendo que na época o pedagogo era um escravo contratado pela elite (burguesia) para ensinar.
Objeto de estudo: saber escolar, analisado de tal modo que articule as dimensões humano, política-social e técnica.
Interesses: tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, bem como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre.
Professor: auxilia o professor colocando ao seu dispor pesquisas e conhecimentos produzidos, incentivando-os a pesquisar sobre novos problemas que afetam sua atividade, criando oportunidades para os professores trocarem entre si suas experiências.
Rosseau: modificou o conceito de infância e revolucionou a didática. Ele dizia que a educação deveria ser livre e espontânea e não deveria modelar as crianças como se fossem adultos.
Em 1939 a didática foi incluída como disciplina nos cursos de licenciatura.
Vera Candau: diz que a didática pode ser entendida como a reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da pratica pedagógica.
A aprendizagem decorrente é uma mudança no comportamento do aluno por causa do processo da instrução que precisa planejamento.
Planejamento: inclui a tomada de decisões que visem o ensino e a aprendizagem. Envolve 3 fases: elaboração, execução e avaliação.
Elaboração: formulação dos objetivos, seleção dos conteúdos, estratégias e das formas de avaliação da aprendizagem.
Execução: é a didática colocada em pratica, transmitindo o conteúdo visando a aprendizagem.
Avaliação: formativa e processual.
Didática como reflexão sistemática: estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.
BRASIL:
Escola nova: objetiva a reconstrução social da escola. A teoria e a pratica estavam justapostas. Centralidade no aluno.
Escola tecnicista: papel da didática -> elaboração do planejamento e dos materiais instrucionais. O que e como fazer são determinadas pelo processo.
Teoria critica reprodutivista: a didática aponta o conteúdo ideológico da educação buscando sua desmistificação e afasta-se da sua especificidade.
Didática contemporânea: promove a adaptação a nova realidade decorrente, especialmente da globalização. Compreende a organização escolar, a estrutura de ensino e a investigação da sala de aula, entende a educação como parte do conteúdo global da sociedade, traduz objetivos e interesses dos grupos sociais economicamente diferentes.
Teoria construtivista: a didática volta-se para a orientação da aprendizagem que se da na construção do conhecimento a partir da experiência e do respeito ao ritmo próprio.
Pedagogia histórico cultural; tem como categorias centrais a linguagem, interação e mediação. Atraves da linguagem se produz a consciência.
Didática hoje:reflete sobre o papel sociopolítico, instrumentando teórica e metodologicamente o professor. Considera a sala de aula como processo formador, redimensionando de forma interdisciplinar a pratica pedagógica.
Currículo: é uma construção social feito por pessoas em um determinado tempo histórico. Fundamento de qualquer sistema de ensino, relacionado ao que a gente é ou se torna. Considera relações de poder.
Nas teorias tradicionais
...