Dissertação
Por: fernandak • 24/3/2016 • Dissertação • 609 Palavras (3 Páginas) • 187 Visualizações
Texto dissertativo atps
De acordo com os textos, Repensado a Gestão da Escola Publica: Tendência para uma Organização Autônoma, e Educação Escolar: políticas, estruturas e organização, são importantes conhecer a relação entre o sistema educativo e as escolas para que possamos formular as práticas formativas e inovadoras.
Para o professor é necessário que analise a fundo as políticas educacionais, a organização e gestão das escolas e as práticas pedagógicas na sala de aula, pois o sistema de ensino e as escolas devem colaborar para que se construa um projeto de educação eficiente a nível nacional.
Nos últimos 20 anos com influencia da economia, politica e cultura, as politicas educacionais e organizacionais se transformaram tais mudanças que interferem de modo direto na educação. Ao analisar a não valorização da educação, vemos que geram diversos problemas na sociedade, como o desemprego, fome e desigualdade entre outros.
As mudanças econômicas, politicas, sociais e educacionais trouxeram melhores condições de vida para a sociedade, pois ao tratar a produção de conhecimento e informação como prioridade se progride cada vez mais. É necessário a que aconteçam reformas no sistema educacional de modo que atinja os quatros do sistema que é o currículo nacional, a profissionalização de professores, a gestão educacional e a avaliação institucional.
No Brasil houve mudanças no sistema educacional do país a partir do ano de 1990, ano em que foi realizada a conferencia mundial de educação para todos, também houve mudanças nos anos 1993 e 1995.
A partir das transformações no sistema de educação do país, como a elaboração e promulgação da LDB, do PNE, das diretrizes curriculares, normas e resoluções do Conselho Nacional de Educação, se encontra nesse caminho um obstáculo, a falta de investimento por conta da crise dos estados brasileiros. Com a desculpa de redução de despesas, o Estado da um sentido contábil e economista para a educação.
- 1939 - preocupações com os aspectos legais e administrativos da escola, vistos na disciplina Administração Escolar, Parecer 292/62 – do Conselho Federal de Educação – a disciplina Elementos de Administração Escolar.
- 1968 - homologação dos Pareceres 252/69 e 672/69, inclusão da disciplina Estrutura e Funcionamento do ensino de 2º grau, como forma de ajustar os currículos de Pedagogia e das licenciaturas à Lei 5.540/68.
- 1980 - Educação Brasileira, Políticas Educacionais, Organização do Trabalho Pedagógico (ou Escolar).
Nos dias de hoje, as disciplinas são Didática e Prática de Ensino de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, que assumem três abordagens;
- Abordagem legalista e formal: Os textos legais e os documentos são apresentados e analisados sistêmica e funcionalmente. Essa abordagem acosta-se à letra, linhas e ao texto legal. O estudo aí acaba por se tornar árido, insípido e aversivo.
- Abordagem político-ideológica: Dá ênfase aos textos críticos, procura-se mostrar o real com base em uma postura e visão político-ideológica. Essa abordagem aproxima-se mais ao contexto, ao espírito e às entrelinhas dos textos legais. O estudo aí acaba por se tornar parcial e partidário.
- Abordagem histórico-crítica: Os textos legais são usados como referencial para a análise crítica da organização escolar e como forma de confrontar a situação proclamada (ideal) com a situação real. O estudo aí acaba por se tornar mais fértil, dinâmico, investigativo e crítico-reflexivo.
Ainda assim houve um avanço na abordagem das disciplinas que mudou o foco do ensino de 1º e 2º grau para a escola como um todo.
Ao concluir a leitura do texto Educação Escolar: políticas, estruturas e organização, puderam perceber que as influenciam econômicas do país interferiu muito nas transformações do sistema educacional, desde as administrações escolares até a formação de professores, e que reflete em sala de aula no dia a dia dos alunos, nas condições de vida, e na geração de oportunidades de trabalho.
...