Dissertação
Por: Chiquinho Carvalho • 21/10/2016 • Dissertação • 250 Palavras (1 Páginas) • 181 Visualizações
Atividade de Práticas e Políticas de Inclusão
Muito se discute sobre as práticas políticas da inclusão e da desigualdade social no universo. A questão da inclusão social e educacional sempre esteve em pauta desde a declaração de Salamandra em 1984, que deu direitos a todo cidadão, independente de condição física, social, intelectual e econômica o acesso à educação inclusiva. O Brasil por sua vez, iniciou essa pratica em 2008 e 2009 incluindo alunos com necessidades espaciais presentes nas escolas de ensino regular.
Desse modo, compreendemos que grandes desafios passaram a existir, professores despreparados para lidar com esses novos alunos sem compreender de fato como auxiliar esses alunos no ensino aprendizagem eficiente. Ainda convém lembrar que incluir social e pedagógico são ações distintas, para que ocorra uma educação eficiente é necessário conhecer o processo da diversidade tanto intelectual, cultural, social e inclusiva.
O professor é um mediador de conhecimentos e como mediador deve contemplar a todos. Não existe uma formula pronta e acabada para que ocorra a aprendizagem, é necessário que o professor promova um ensino igualitário a todos, visando a necessidade de cada um, respeitando o tempo e o espaço de aprendizagem, buscando as novas tecnologias e ferramentas pedagógicas para cada necessidade especial, junto com a escola e a família e com os especialistas e também aluno, professor, aluno com aluno. Afinal a inclusão só será possível se cada cidadão tiver a consciência que a responsabilidade é de toda sociedade, garantindo o direito à liberdade e autonomia de cada aluno com necessidade especial.
...