Dossiê PPS pronto.
Por: KAITI • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.055 Palavras (13 Páginas) • 886 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO
UNIDADE 1
SUPERVISÃO EDUCACIONAL
- Conceitue Supervisão, destacando as atribuições do supervisor escolar e a relevância desta função na contemporaneidade.
Supervisão é a função que engloba todos os aspectos relativos ao processo de ensino aprendizagem da escola. São atribuições do supervisor: auxiliar os docentes na tarefa de elaborar e aplica métodos de ensino de qualidade e que uma vez acessado pelo aluno, o mesmo tenha a possibilidade de construir novos saberes que poderão transformar a realidade deste indivíduo.
- Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.
Fase fiscalizadora – Diz respeito ao cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolares.
Fase construtiva – está ligada à Supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores.
Fase criativa - é o coletivo visando a interação do todas as pessoas envolvidas no sistema educacional e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem.
- Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.
O projeto de Lei nº 4.106 de 2012, foi criado para estabelecer diretrizes para a atuação do profissional de supervisão. Segundo a referida Lei, existem vários requisitos a serem cumpridos para que o indivíduo se torne um profissional de supervisão, a mesma também aponta em quais frentes o profissional pode atuar. A mesma é de grande importância pois, é uma ferramenta que além de regular a profissão de supervisor, colabora para assegurar a qualidade do ensino dentro das escolas.
- Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.
Trabalho fragmentado: se dá quando as atividades, treinamentos/capacitações e aplicações em sala, não estão alinhadas, ou seja, não acontecem de uma forma frequente e integrada.
Falta de tempo para estudar, dificuldade em planejar: essa dificuldade remete as questões da hora atividade (por exemplo) que as vezes não é suficiente para suprir a demanda de tempo gasto na pesquisa e preparação de uma aula adequada, o quê prejudica, todo o andamento do processo de ensino aprendizagem, planejado pela equipe pedagógica.
Direção administrativa, com pouco interesse no pedagógico da escola: problema ocorrido quando o segmento administrativo da escola (sobretudo a direção), não dá suporte para equipe pedagógica exercer suas funções.
Escola de hoje despreparada para o aluno que recebe: ocorre com muita frequência, é a falta de capacitação dos agentes da comunidade escolar, para acolher, receber e trabalhar com os alunos, suas famílias e realidades em que eles vivem.
Resistência à mudança: trata-se daquela situação onde os professores não estão dispostos a mudarem seus métodos e concepções em relação a forma de atuar na sua função. Este fato dificulta e muito a implantação e execução das novas metodologias e estratégias propostas pelo sistema e adaptadas pelas equipes pedagógicas escolares.
- Como é exercida a função de Supervisor escolar no estado do Paraná?
É por Lei, exercida de forma generalista onde seu profissional pode e deve atuar em várias frentes dentro do âmbito escolar. Tem por incumbência principal atuar junto aos professores e alunos, porém, com o surgimento das novas demandas sociais, educacionais e tecnológicas, deve reunir/possuir, perfil empreendedor, inovador e flexível para identificar e suprir as necessidades (a princípio pedagógica mas, também em relação a questões humanas) dos alunos que estão sob seus cuidados.
- Buscando a definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor? Você concorda? Justifique seu posicionamento.
Segundo Vasconcelos (2002) o papel do supervisor pedagógico não é o de não é fiscal de professor, não é coringa, tarefeiro, quebra galho, tapa-buraco, não é generalista.
Concordo com o autor. O profissional de supervisão não pode ser considerado um apagador de incêndio, sem atribuições definidas e demandas planejadas. Visto dessa forma, a função de supervisor se resume a de um generalista e se perde ao longo da execução das atividades diárias, prejudicando o desempenho do mesmo, nas ações que são essenciais no dia a dia de sua profissão.
UNIDADE 2
O SUPERVISOR EDUCACIONAL
- Relacione dez características que um supervisor precisa desenvolver para dar conta dos desafios atuais.
Auxiliador, orientador, dinâmico, acessível, eficiente, capaz, produtivo, apoiador, inovador, integrador.
- Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as escolas adotam, atualmente? Justifique a sua resposta.
Difere-se na autonomia que propõe ao docente e aluno no exercício do processo de ensino aprendizagem. Fato esse que, torna o indivíduo (docente ou discente) mais preparado para transformar sua realidade escolar e pessoal, através (também) das vivências adquiridas no âmbito escolar.
Essa constatação se dá pela diferença que se observa na educação atual (mesmo com vários pontos a melhorar) em relação aos processos educativos que estimulam e proporcionam ferramentas para que o aluno e professor estabeleçam uma relação ensino aprendizado mais positiva e significante.
...