TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de Didática

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.824 Palavras (44 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

DIDÁTICA – 100h

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Escreva as várias concepções para a educação que o texto oferece.

A educação é um fenômeno social, e cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, preparando-os para a participação ativa em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade, ou seja, a base material de cada sociedade, exigirá uma formação específica para os indivíduos, que atendam as necessidades da mesma.

Vários autores procuram conceituar o que é educação. Para Nérici (1968), educação deriva do latim, educatione, ato de criar (animais, plantas) e, por extensão, formação do espírito, instrução. Segundo Libâneo (1992), educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento global da personalidade, envolvendo formação de qualidades humanas - físicas, morais, intelectuais, estéticas, sociais, afetivas etc. - tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num contexto de relações.

A educação, considerando a realidade do oprimido, pode se tornar agente importante nos processos de libertação do indivíduo e da sociedade; uma educação que arraste consigo procedimentos que incentivem a participação como um meio para a busca da cidadania, compreendida em suas dimensões crítica e ativa.

O conceito de ensino, assim como o conceito de educação, evoluiu graças aos questionamentos e pesquisas realizadas por diversos pensadores como educadores, psicólogos, sociólogos etc. Segundo o conceito etimológico, ensinar (do latim signare) é “colocar dentro, gravar no espírito”.

  1. Diferencie educação de escolarização.

A educação na escola se confunde com escolarização, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também ocorre onde não existe escola, mesmo nos lugares onde não há sequer a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado existe educação.

  1. Por que a educação do homem branco não correspondia às necessidades das tribos indígenas dos Estados Unidos?

O representante dos índios respondeu aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações tem concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. ...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

A educação é um fenômeno social, e cada sociedade precisa cuidar da formação dos indivíduos, preparando-os para a participação ativa em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade, ou seja, a base material de cada sociedade, exigirá uma formação específica para os indivíduos, que atendam as necessidades da mesma.

  1. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Busca-se, atualmente, criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno; ensinar é procurar descobrir interesses, gostos, necessidades e problemas do aluno; escolher conteúdos, técnicas e estratégias; prover materiais adequados e criar ambiente favorável para o estudo. O ensinar, nesta concepção, significa organizar os meios para que os alunos aprendam a fazer.

  1. Por que a aprendizagem escolar deve ter relação com os conhecimentos fora do âmbito escolar do aluno?

Devemos compreender que a aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. As informações recebidas no dia a dia precisam ser processadas e relacionadas com os conhecimentos anteriores, a fim de se tornem significativas à vida das pessoas, ou seja, o indivíduo não inicia sua aprendizagem na escola, mas, sim, na vida em sociedade. Entretanto, os conhecimentos adquiridos fora da escola normalmente estão pautados no senso comum, na observação e manipulação de objetos, nas informações adquiridas pelos meios de comunicação, ou em experiências em outras instituições que não a escola.

A própria vida serve como demonstração do postulado, pois é fato que a aprendizagem se verifica com frequência fora da escola, adquirindo o homem, por possuir inteligência, uma infinidade de conhecimentos por instrumentos que não têm como origem o ensino, relação ensino-aprendizagem.

  1. Explique a relações sugeridas entre ensino e aprendizagem.

Quando se trata do ensino no âmbito escolar, veem-se constantes debates a respeito das formas mais adequadas para se promover as relações que conduzirão ao conhecimento. A escola deve trabalhar com conteúdos que ultrapassem os conhecimentos adquiridos no senso comum, mas, ao mesmo tempo, não os pode desprezar. O ensino deve promover a habilidade de abstrair, generalizar, relacionar, deduzir, comparar, para que, assim, o aluno consiga reelaborar os conhecimentos científicos, tornando-os significativos. Quando o professor espera que o educando apenas decore e repita conceitos vazios de significado, com certeza o conhecimento será desprovido de valor.

Percebe-se, cada vez melhor, a sutileza com que se processa a relação ensino-aprendizagem e a importância do professor nesse contexto. Nomes consagrados do meio, a exemplo de Paulo Freire, revelam que ensinar não significa transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que o conhecimento seja construído.

Podemos dizer que há relações entre ensino e aprendizagem; não é uma simples transmissão do professor que ensina para o aluno que aprende; é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.1 Kb)   pdf (612.2 Kb)   docx (197.7 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com