EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Por: ggil • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 5.442 Palavras (22 Páginas) • 230 Visualizações
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR E A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
Acadêmicos
Deuvani Mascarenhas
Gilvanildo Guimarães
Josiane Santos
Saionara Machado
Professor-Tutor Valéria Xavier
Centro Universitário Gioconda - UNIASSELVI
Curso (Ped 1276) – PAPER VII
20/06/18
RESUMO
Este trabalho refere-se a relato da experiência na psicologia escolar, com o objetivo de discutir de forma referencial, e diferenciada com educadores da educação infantil, aspecto expressivo relevante no desenvolvimento do ser humano e aprendizagem de crianças com necessidades especiais em idade pré-escolar no processo de inclusão dos mesmos, em escolas de ensino regular, evidenciando o papel do educador nesse processo de escolaridade. Portanto, reunir-se numa estratégia de intervir, método atual que se baseia em modelos de oficinas, em atuação artística, como recurso lúdico no trabalho. Resultando a prática em momentos de sua formação, unindo o saber específico e científico que foi objetivado na construção de saber dos conjuntos das experiências de seus conhecimentos de todos os participantes e, sobre tudo, acerca do papel exercido pelo educador e seu processo de inclusão social escolar
Palavras-chave: Docente – Inclusão – Educação.
INTRODUÇÃO
A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas portadoras de deficiências e seus familiares na busca de seus direitos e lugar na sociedade. Embora ao longo dos anos, busca-se a não exclusão oferecendo a proposta de ações que garantam o acesso e permanência do aluno no ensino regular a segregação é mais presente nas escolas e com tantas dificuldades e desafios a enfrentar, nota-se cada vez mais o desejo de mantê-los em espaços especializados.
O professor por sua vez está habituado a trabalhar com igualdade e nunca a diversidade, pois não é preparado para tal situação.
A inclusão depende também de mudanças de valores, isso deve atingir: professores, direções, pais, alunos e comunidade, contudo é uma questão que não é tão simples, pois, devem-se levar em conta as diferenças. A maioria dos professores não tem preparação para lidar com portadores de deficiência e alguns até resistem, não só eles como a própria direção da escola.
...