ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Lucas Brum • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 3.031 Palavras (13 Páginas) • 516 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ESTÁGIO SUPERVISIOMADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DESCALVADO
2015
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba –FACINTER
Aluno: Roberta Factor (RU 454529)
Tutor Local: Cláudia Mª L. Marcolino
Polo de Apoio Presencial: Descalvado - SP
DESCALVADO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4
2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA................................................5
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA....................................................6
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS...............................................................7
5 PLANO DE AULA.................................................................................................12
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14
7 REFERÊNCIAS.....................................................................................................15
1 – INTRODUÇÃO
O presente estágio no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo a observação da ação docente no processo de ensino aprendizagem aos alunos que não foram contemplados na formação inicial.
Os alunos da EJA são jovens e adultos que se depararam com a necessidade de uma formação, sendo sua realidade de mundo diferente da realidade das crianças, por isso, é necessária uma adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino, como afirma Souza:
Ao profissional crítico cabe a tarefa de explorar aspectos da trajetória de vida dos sujeitos concretos, reais, e buscar construir relações entre os saberes da vida e os conteúdos necessários a um aprendizado que vá além do estágio em que o sujeito se encontra. Um aprendizado que tenha sentido de ampliar as ferramentas culturais, ideológicas e políticas para lidar com o mundo. (SOUZA, 2012, p. 15).
O estágio na modalidade EJA é muito importante para que os futuros professores convivam com os alunos que, muitas vezes, sofreram preconceito, discriminação e crítica por não terem estudado na idade certa, levando-os a conhecer a realidade daqueles que não tiveram acesso à escola e, com isso, não aprenderam a ler e escrever, conhecendo assim o contexto de diversidade cultural presente na EJA.
Dessa forma, os sujeitos da EJA hoje são diversos: trabalhadores, aposentados, jovens empregados e em busca do primeiro emprego; pessoas com necessidade educativas especiais, para citar alguns. Daí decorre também a preocupação com o conceito de diversidade cultural no contexto da EJA. Os sujeitos da EJA atualmente são o trabalhador experiente e o jovem com outro tipo de experiência no mundo. A relação entre educação e trabalho está bastante presente nessa modalidade da educação básica, a exemplo dos programas que atendem às demandas voltadas ao ensino médio e profissional. (SOUZA, 2012, p. 20).
Através do estágio pode-se analisar o processo de ensino, observando e planejando ações que poderão ser desenvolvidas com os futuros alunos, ampliando cada vez mais a formação individual e coletiva, pois, a melhor forma de aprender e apreender a prática pedagógica é estando dentro do ambiente escolar conhecendo os alunos e todos os demais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Sendo assim, a realização do estágio é muito importante para a articulação teoria-prática, desenvolvendo a linguagem científica, a capacidade de argumentação e o aprofundamento científico que são indispensáveis para a compreensão da realidade permitindo a análise crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
2- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O Estágio Supervisionado – Educação de Jovens e Adultos foi realizado na Instituição de Ensino RSZ Cursos de Capacitação, que oferece diversos cursos, possibilitando à população da cidade e região acesso â educação de qualidade e ascensão profissional.
A escola está situada à Avenida Pio XII, número 110, no centro da cidade, CEP 13690-000, localizada na cidade de Descalvado, no estado de São Paulo. O contato com a Instituição de Ensino pode ser realizado através do telefone (19) 3583 8060 e do e-mail rsz.cursos@gmail.com.
A escola oferta atendimento aos cursos superiores de Graduação e Pós Graduação, Inglês, Informática, EJA, e cursinho Pré-Vestibular.
Na modalidade da EJA, a escola atende um total de 90 alunos, sendo 20 alunos do Ensino Fundamental e 70 alunos do Ensino Médio.
O horário de funcionamento da escola é das 8:30 às 11:30 e das 14:00 às 23:00 horas. O horário para a EJA é das 19:00 às 23:00 horas de segunda a sexta.
O estágio foi realizado no período noturno, sendo observada a turma do Ensino Fundamental.
3- CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Pode-se compreender o termo educação como um processo pertencente ao desenvolvimento humano que vai sendo estabelecido na medida em que se vai construindo os conceitos.
A Instituição Escolar tem por objetivo buscar e empreender ações que pressupõe a formação como um processo global.
A Educação de Jovens e Adultos tem como princípios o direito e a inclusão na perspectiva do reconhecimento da diversidade. O foco da Instituição é o de inserir jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de freqüentar ou concluir a educação básica, no processo de escolarização através da oferta do Ensino Fundamental e Médio, numa perspectiva de letramento que possibilite a vivência de práticas de uso da leitura e da escrita. Com isso, possibilitar o acesso aos bens culturais e intensificar a interação social desses alunos na sala de aula, na escola e em seus contextos sociais e culturais, potencializando a construção de saberes.
...