ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: jeepi • 24/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.371 Palavras (10 Páginas) • 514 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JESSICA SERAFIM CHAGAS - RU 992734
MARCIA MARIA SANTOS DA SILVA - RU 996174
PRISCILA ZIOLI RIBEIRO - RU 1022522
VANDERLEIA ALVES SIQUEIRA PERSEGUINI - RU 1000025
UTA DIVERSIDADE CULTURAL FASE I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
VALINHOS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
JESSICA SERAFIM CHAGAS - RU 992734
MARCIA MARIA SANTOS DA SILVA - RU 996174
PRISCILA ZIOLI RIBEIRO - RU 1022522
VANDERLEIA ALVES SIQUEIRA PERSEGUINI – RU1000025
UTA DIVERSIDADE CULTURAL FASE I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Relatório de Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos, apresentado na UTA Diversidade Cultural, modulo A – fase I, nas disciplinas Estágio Supervisionado.
Tutora: Berenice Edna de Oliveira
Local: Valinhos –SP
Valinhos
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...........................................................................................4
- A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO EJA............5
- CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................................5
- DESCRIÇÃO REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTAGIO.................6
- PLANO DE AULA....................................................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................13
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................14
1 INTRODUÇÃO
O trato infantilizado é um dos motivos da evasão nas turmas de Educação de jovens e adultos (EJA) e nasce com a ideia equivocada de que se deve dar ao estudante, jovem ou adulto, o que ele não teve quando criança. Por causa disso é preciso também mudar a abordagem e muitas vezes o conteúdo. Trabalhar com material didático infantil sem levar em conta as expectativas de aprendizagem e os conhecimentos prévios é um equívoco com a mesma raiz.
A EJA tem de ser encarada como um atendimento específico, que pede um currículo próprio. Só assim o grupo vai aprender e tomar consciência do que está fazendo.
Se o educador quiser abordar a origem do ser humano, deve tratar o tema de forma adulta com respeito à diversidade religiosa sem se desviar das propostas curriculares e aprofundar a discussão científica, mas do que fazia numa turma de crianças.
Embora a necessidade de respeito a vivência prévia valha para todos os alunos, seja lá qual for a idade deles, no caso de jovens e adultos essa é mais uma premissa fundamental. Cantigas usadas na alfabetização dos pequenos podem ser substituídas por poesias, mais apropriadas para os leitores mais velhos.
- A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO EJA.
O estágio foi realizado na Escola Municipal EMEB Cecília Meireles, situado à rua dos Geraneos, s/n, no bairro Parque Cecap, CEP: 13.273-340, localizada na cidade de Valinhos, no estado SP. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (19) 3869.1155, Diretor Natalino Gatti.
A escola oferta atendimento na educação do ensino fundamental e no período matutino e vespertino e na Educação de jovens e adultos no noturno. O estágio foi realizado no período de 24/02/2015 a 04/03/2015 no período das 19:00 as 22:00, sendo observado a turma de 3º e 4º termo.
- CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA
A concepção de Educação da escola pauta-se no ensino, aprendizagem e pesquisa a partir de uma abordagem sócio interacionista.
A equipe escolar desenvolve ações a fim de garantir condições necessárias para uma formação comum indispensável ao exercício da cidadania, trabalhando para a formação de um indivíduo crítico, reflexivo e transformador capaz de agir e interagir na sociedade em que vive. Buscando uma educação de excelência que possa abranger os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar e na convivência humana.
Observamos também a integração e valorização na escola, pois fornece alguns benefícios aos alunos como:
- Merenda escolar – É mantida pela Prefeitura do Município. O cardápio é organizado por nutricionista e na escola é preparada pelas merendeiras. A merenda tem uma ótima aceitação pelos alunos.
- Saúde Preventiva e Assistência Médica: Os alunos são encaminhados e atendidos no posto de saúde do bairro e no UPA. São feitas campanhas preventivas de visão, divulgação de epidemias (piolho, sarampo, rubéola, escabiose, dengue e vacinação).
- Passe escolar: Os alunos que necessitam de transporte coletivo passam por triagem com assistente social na Secretaria de Educação do Município.
- Material escolar: Kits distribuídos pela Prefeitura, mas é de responsabilidade dos alunos completar a lista de outros materiais não contemplados no Kit e que a escola solicita.
4 DESCRIÇÃO REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DO ESTAGIO
4.1 Caracterização dos espaços de observação:
A escola estagiada é bem estruturada, tem salas amplas e ventiladas e todas com ar condicionado, pátio coberto e também área verde. Toda a escola muita bem limpa, inclusive banheiros, pintura nova, bem conservada e com acessibilidade em todo o prédio.
Tem laboratório de informática, biblioteca, refeitório e auditório, espaço de recepção, sala dos professores, salas para serviços de apoio e pedagógico.
Para a entrada, refeições e saída os horários são bem rígidos na escola. São servidas duas refeições no período noturno, janta na entrada e lanche no intervalo de aula e existe um mural na recepção para os alunos se expressarem.
O vice Diretor está presente durante todo o período de aula, tem um ótimo relacionamento com os alunos, sempre na hora do intervalo ela sai da sua sala para conversar com os alunos.
...