TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Sustentabilidade

Por:   •  29/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

 

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE 

 

JOYCE SILVA ISIDORO – RA 1883360

RENATA CAMPOS ASSUMPÇÃO_ RA 8601391

SILVIA VIANA PERDIGÃO BRAITT _ RA 8558852

SOLANGE SOARES ARAUJO – RA 8932063

SUELENN SANTOS CALIXTO – RA 8907013

VAGNER HONÓRIO DOS SANTOS – RA 8909639

 

 

 

PROJETO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

CULTIVO DOMÉSTICO: A HIDROPONIA COMO PRÁTICA SUSTENTÁVEL

 

 

DISCIPLINA – EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

PROFA​ DRA. CARLA MOURA DE PAULO

 

 

SÃO PAULO

2019

 

JUSTIFICATIVA

Questões voltadas à preservação do meio ambiente e a um modo de vida sustentável, cada vez mais são levantadas por nossa sociedade. O reconhecimento dos malefícios acumulados ao longo dos séculos no trato com o planeta põe em cheque os atuais meios de produção e a forma de consumo exacerbada que num contexto geral estão mais preocupadas a atender o imediatismo humano e desvinculadas da busca de qualidade de vida.

Diversos setores da sociedade, desde ambientalistas, empresas e a população em geral, vem tomando consciência para construir uma vida sem esgotar os recursos naturais, contrapondo-se, por exemple, a grande maioria do agronegócio e da indústria química.

Tratando-se de Sustentabilidade, temos na forma como nos alimentamos e enxergamos o alimento uma peça chave. Buscando fazer o nosso papel enquanto cidadãos tendo uma vivencia cada vez mais focadas na sustentabilidade, revisitaremos a hidroponia e a bioponia, que são técnicas de cultivo de alimentos sem a utilização do solo. Estas técnicas podem ser praticadas de diversas maneiras sustentáveis, seja em escala comercial, de médio ou pequeno porte, nas residências, hortas escolares, possibilitando alimentos mais nutritivos, sem uso de agrotóxicos e orgânicos, no caso da bioponia. O processo é longo, as mudanças são lentas e o intuito é conscientizar que pequenas ações podem sim fazer a diferença no pensar, no agir e no criar de forma sustentável como conceitos de vida.

“Depois que a última árvore tenha sido derrubada, depois que o último rio tenha sido envenenado, depois que o último peixe tenha sido capturado. Então o homem descobrirá que o dinheiro não pode ser comido. Pois não é a Terra que pertence ao homem, mas o homem que pertence à Terra e qualquer coisa errada que se faça, faz a si mesmo...”

(Standing Elk – Líder indígena americano)

O QUE É HIDROPÔNIA?

A Hidropônia é um sistema de cultivo sem o uso do solo, tendo a água como condutor principal para a que os nutrientes sejam absorvidos pela planta. Basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para esta forma de cultivo.

Os materiais usados para instalar esta técnica são habitualmente mais leves, podendo também ser reciclados, permitindo assim a mobilidade das culturas. Para o sucesso do processo hidropônico se faz necessário a construção de uma estufa ou a sua aplicação num espaço interior.

A Hidroponia, historicamente ganhou destaque por volta de 1680, através de um estudo de John Woodward, que ao cultivar plantas de menta, em soluções aquosas de diversos tipos de solo com matéria orgânica decomposta, notou que nestas soluções aquosas continham nutrientes de origem orgânica.

Atualmente podemos dividir a Hidroponia em três tipos:

  • Inorgânica, em que as plantas são alimentas por meio de uma solução aquosa de sais minerais, de fácil solubilidade e alto grau de pureza, chamada de solução nutritiva e de nível farmacêutico, dosados de forma equilibrada para atender as necessidades alimentares das plantas de acordo com o seu desenvolvimento.
  • Organo-Inorgânica, que segue os princípios da hidroponia inorgânica, auxiliada a solução nutritiva alguns compostos orgânicos mineralizados, retirados da Natureza com a finalidade de aumentar a produtividade das plantas e também aumentar o valor nutritivo das mesmas e por fim, temos a
  • Hidroponia Orgânica, chamada também de Bioponia, sendo esta uma técnica mais recente, porém utilizada em diversas partes do mundo, apresentando excelentes resultados. Na bioponia a solução nutritiva é obtida a diretamente de materiais orgânicas bio-decompostos, pelo meio convencional de compostagem, ou por meio da Biodigestão.

O QUE SE PODE CULTIVAR POR HIDROPÔNIA?

Praticamente tudo, hoje em dia a alface ainda é a mais cultivada mas pode se plantar brócolis, feijão vagem, couve, salsa, melão,  agrião, pepino, berinjela, pimentão, tomate, arroz, morango, farragens para alimentação animal, muda de árvores, plantas ornamentais entre outras espécies.

VANTAGENS DA HIDROPÔNIA PARA O CONSUMIDOR

Para o consumidor os alimentos produzidos através da hidroponia ainda são um pouco mais caros que os tradicionalmente cultivados e se encontram disponíveis inclusive nas grandes redes de supermercado e sacolões do Brasil, por exemplo, aumentando a aceitação seja do comércio, seja dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com