Educação Especial Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por: jozianecarlos • 3/8/2015 • Trabalho acadêmico • 949 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
NOME | Joziane Cristina de Souza Carlos |
RA | 4200061107 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Ana Maria Murari Beraldi
Anhanguera Educacional
2015
- Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3 , 4 e 5 da disciplina.
Integração Escolar: De acordo com Glat (1991), a integração constitui basicamente na inserção de crianças com e sem deficiência (necessidades especiais) no ambiente escolar regular. É um processo espontâneo e subjetivo, no aspecto integração educativo-escolar, refere-se ao processo de educar-ensinar, onde coloca-se no mesmo grupo crianças com e sem necessidades especiais.
Educação Especial: Presente em todas as etapas da Educação, a educação especial no Brasil teve seu marco histórico no período final do século XIX, 1954, foi criada a primeira escola especial da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no estado do Rio de Janeiro.
É um processo de socialização em que o individuo adquire e assimila vários tipos de conhecimento, é um processo também de conscientização cultural e comportamental, que se materializa numa serie de habilidades e valores.
Inclusão Escolar: Foi o desenvolvimento da percepção inclusiva ou seja, respeitando as particularidades de cada ser com a finalidade de preparar a criança para a vida. Inclusão escolar significa acolher as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, de pessoas com deficiências física e mental, também sem distinção de cor e classe social.
A Constituição Federal Brasileira, no seu artigo 208 deixa claro que é “ Dever do Estado garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, condição que também é assegurada no artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
- Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.
Todos tem o direito a educação e ao atendimento educacional, porem quando se trata de inclusão e educação especial torna-se um grande desafio, pois por incrível que pareça muitos profissionais não estão dispostos a aceitar estas mudanças e suas preparações.
Com o surgimento de novas barreiras, os profissionais demonstram medo de não conseguirem superar certas situações. A inclusão surgiu com o objetivo de unir os recursos da educação regular e especial, desenvolver conteúdos em sala de aula que ofereça adaptações e atendimento especializado àqueles com necessidades especiais educacionais. Existe uma grande falha na valorização, formação de qualidade com os profissionais docentes que tenham contato direto com a criança.
Para que esse conceito de educação tenha seu objetivo alcançado, é necessário que seja disponibilizado materiais didáticos especializados, ambiente adequado e adaptado para atender cada um com sua necessidade em particular. E o mais importante é o convívio e a interação com outras crianças, isso ajuda e muito no desenvolvimento intelectual, físico e cultural das crianças portadoras de necessidades especiais.
- Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:
√ Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?
√ Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?
O vídeo representa que todos somos diferentes, e ao mesmo tempo iguais.
Porque mesmo com nossas diferenças, limitações e necessidades, somos seres humanos e precisamos de um tratamento igualitário, porque cada um a sua maneira é especial. No vídeo também mostra que nem tudo tem que ser igual,pois o fato de se escrever com o lápis rosa e pintar com o grafite não mudou em nada o sentido do desenho ou da escrita.
...