Estágio Supervisionado de Gestão Educacional
Por: dalvaalex • 1/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.618 Palavras (15 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
INTRODUÇÃO
As experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Gestão Educacional serão apresentadas em forma de relatório e mostrarão a importância da relação teoria e prática na formação do/a pedagogo/a.
O estágio foi realizado no Centro de Educação Infantil Menino Jesus na cidade de Rio Verde de Mato Grosso, no período de 19 de Abril de 2017 a 18 de Maio de 2017, com a colaboração da gestora e coordenadora daquela Instituição de Ensino. Durante o período de estágio se teve a oportunidade de observar a relação existente na práxis da Gestão Educacional, participando da realidade daquela instituição de ensino, percebendo sua dinâmica de funcionamento, o tipo de gestão que se procede quanto ao sistema organizacional da escola.
Espera-se com esse relatório e respectivas vivências, discorrer sobra as experiências adquiridas durante as atividades de observação, análise de documentos e entrevistas promovidas pelo estágio, além do embasamento para a prática do Pedagogo e todas as suas habilidades na área educacional, que abrangem sua atuação em sala de aula, coordenação e gestão
DESENVOLVIMENTO
No dia 01 de abril de 1985, o abnegado frei Cirino iniciou um trabalho pioneiro ao atendimento à criança de 2 a 6 anos, fundando a Creche Menino Jesus, atendendo inicialmente 30 crianças. Frei Cirino extremamente sensível a causa da criança e motivado pelo Evangelho escolhe o nome Menino Jesus, dando personalização a proposta de atendimento preferencialmente às crianças mais pobres. Este trabalho contava apenas com a ajuda de mulheres voluntárias, as quais provinham o cuidado e a alimentação às crianças. A ACBC, (Associação Comunitária do Brasil Central) uma Instituição filantrópica dos Freis Capuchinhos, até então mantenedora da Creche Menino Jesus, percebeu em 2003 a necessidade de adequar às novas exigências da Lei, elabora a Proposta Pedagógica e faz o pedido de autorização de funcionamento para a Secretaria de Estado da Educação, o que foi aprovado em 15/03/2004, passando de Creche Menino Jesus à Centro de Educação Infantil Menino Jesus.
Em 2005 a ACBC buscou parceria com a Comunidade Kolping Frei Tomás, que é uma associação sem fins lucrativos, de caráter privado e de natureza filantrópica, beneficente e educacional. É orientada pelos princípios e ideais do fundador do Movimento Kolping, Padre Adolfo Kolping. Foi fundada em Rio Verde, em 27 de junho de 2004, ano em que recebeu Declaração de Utilidade Pública Municipal e Estadual. A parceria se fez necessária dada a dificuldade em manter a Creche e de adequar o espaço físico conforme as exigências do CEE (Conselho Estadual de Educação). Formalizou-se então a Parceria com a Comunidade Kolping que assumiu a administração Compartilhada do CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus), conforme a Ata nº 01/2005. Visando a garantia de uma educação comprometida com a qualidade, iniciou-se a ampliação do prédio onde funciona a sede da CK, o qual foi projetado para o funcionamento de uma creche, mas que não atendia a Legislação e nem a demanda da época. Este projeto de ampliação contemplou um bloco com 6 seis ) salas de aulas, lavanderia, banheiros adequados conforme a Lei da Acessibilidade do prédio possibilitou o atendimento de 100 (cem) crianças, tendo como princípio a concepção de que a criança é um ser potencialmente em processo de desenvolvimento, tornando assim imprescindível considerar como relevante o ambiente físico onde a criança é atendida.
A CK Frei Tomás ao assumir a administração do CEIMJ, buscou parceria junto a Prefeitura Municipal para a manutenção do CEIMJ.
Em maio de 2008, o CEIMJ passa funcionar em nova sede, junto a Comunidade Kolping Frei Tomas, ampliando o atendimento para 120 crianças. O novo espaço trouxe para o CEIMJ uma maior qualidade no atendimento levando em conta o espaço amplo, a organização e a funcionalidade. Em 23 de junho de 2008 a ACBC, comunica a decisão de deixar definitivamente a manutenção de CEIMJ, por decisão de Assembléia da instituição. A Comunidade Kolping passa então a mantenedora integral do CEIMJ.
A Educação Básica apresenta um conjunto de leis, decretos, pareceres e resoluções referentes aos níveis de Educação Básica do Brasil que tem por finalidade assegurar a formação comum e o exercício da cidadania.
No O CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus entidade particular de ensino, sediado em Rio Verde de Mato Grosso – MS, na Rua Mario Antônio, 400 – Bairro Nova Rio Verde).
O CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus mantido pela Comunidade Kolping Frei Tomás é uma Associação Civil, sem fins lucrativos de caráter privado e natureza filantrópica e beneficente inscrita no CNPJ nº 06.882.023/0001-53 com inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social nº 025, de 13 de Agosto de 2009 renovado em 2013).
O CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus possui Certificado de Inscrição no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nº 006 de 13/04/2014, Declaração de Utilidade Pública Municipal, lei nº 0787/2004 de 15/09/2004 e Declaração de Utilidade Pública Estadual nº Lei 2.924 / 2004).
O CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus possui Certificado de Utilidade Púbica Federal conforme processo nº 08071.017996/2009-15 Portaria nº 166 de 03/02/2010 publicada no DOU 05/02/2010).
Conforme Ata de Denominação nº 03/2004, fica denominado CEIMJ (Centro de Educação Infantil Menino Jesus tratado no corpo do Regimento Escolar como CEIMJ).
CEIMJ os níveis de Ensino são Creche e Educação Infantil até 4anos.
Ao analisar o regimento escolar, pude observar as funções de cada funcionário, que são divididas por equipes:
EQUIPE TÉCNICA – ADMINISTRATIVA:
Direção;
Secretaria;
EQUIPE PEDAGÓGICA:
Coordenação pedagógica;
Corpo docente;
Ajudante de sala;
EQUIPE DE SERVIÇOS GERAIS:
Auxiliar de serviços gerais;
...