Garamatica
Seminário: Garamatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yasmimssr • 16/2/2015 • Seminário • 699 Palavras (3 Páginas) • 699 Visualizações
Parecia uma miragem , mas o pescador africano Tomé Tavares, 59 anos, distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação. Fazia 48 dias que o pescador africano Tomé Tavares, e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares, chamado Eusébio, de 23 anos, estavam a deriva no Oceano Atlântico, a bordo de um pequeno barco danificado (o nome do barco danificado que estava á deriva no Oceano Atlântico com o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares de nome Eusébio era Celina), alimentando-se de carne de peixe e tomando água da chuva. Quando o pescador africano Tomé Tavares distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação o pescador africano Tomé Tavares reuniu as forças que restavam ao pescador africano Tomé Tavares, e o pescador africano Tomé Tavares deu um grito de socorro. 1º EXEMPLO: Joana não saiu ontem. Ela preferiu ficar em casa.
(o pronome ela nesse caso é o termo anafórico, pois está retomando ao substantivo Joana que já tinha sido mencionado anteriormente).
2º EXEMPLO: O homem é mortal. Essa é a verdade
Nesse caso o pronome essa retoma a ideia de que é o homem é mortal.
Isso é o que chamamos de anáfora, termo anafórico.
Acho que deu pra entender até aqui basicamente o que é termo anafórico e como aplica-lo em um texto. Mas na opinião de muitos estudiosos , a anáfora não é apenas um fenômeno entre outro em que ocorrem nos textos, para eles é o fenômeno que constitue os textos, garantindo sua coesão. sendo assim, todo texto seria, nesse sentindo uma espécie de grande tecido Anafórico.
Para ficar mais claro o quanto a é essencial o uso de termos anafóricos, eu vou ler um texto pra vocês onde não foram entregados nenhuma anáfora, vejamos como ficaria:
EXEMPLO TEXTO:
Parecia uma miragem , mas o pescador africano Tomé Tavares, 59 anos, distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação. Fazia 48 dias que o pescador africano Tomé Tavares, e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares, chamado Eusébio, de 23 anos, estavam a deriva no Oceano Atlântico, a bordo de um pequeno barco danificado (o nome do barco danificado que estava á deriva no Oceano Atlântico com o pescador africano Tomé Tavares e o sobrinho do pescador africano Tomé Tavares de nome Eusébio era Celina), alimentando-se de carne de peixe e tomando água da chuva. Quando o pescador africano Tomé Tavares distinguiu no horizonte a silhueta de uma embarcação o pescador africano Tomé Tavares reuniu as forças que restavam ao pescador africano Tomé Tavares, e o pescador africano Tomé Tavares deu um grito de socorro.
São Anafóricos:
Pronomes demonstrativos como: ENTÃOEE ESTE, ESSE, AQUELE
O "ESTE" Anafórico só se usa, em oposição a "AQUELE", isto é, quando se deseja retomar a dois termos já utilizados.
vejamos o exemplo:
João e José chegaram juntos, ESTE veio de carro e, AQUELE, andando. Joaquim chegou muito tempo depois. ESSE não de sabe como veio.
Pronomes
...