História da educação
Por: mariaelda • 17/4/2015 • Ensaio • 787 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
A história da educação é parte da cultura, fazendo parte da história em geral.
Percebemos que a educação de antigamente tinha vária fases principais, tais como:
Educação primitiva - agiam de formas instantes, pois as crianças aprendiam por imitações , observando os comportamentos dos adultos durante a pesca , quando caçavam pra se alimentar , quando cuidavam de suas plantações ,etc.
Educação oriental - eram desenvolvidas por povos civilizados, no decorrer do tempo uma escrita associada com alguns mestres em sala de aula, levando novas criações nos países orientais para as crianças entre 6 e 7 anos que se inicia com a escrita , ou seja ler , escrever e contar, voltada para as escolas superiores .
A educação oriental era dividida em classes, as escolas eram fechadas e separadas para a classe dirigente.
A escrita era restrita, devido ao caráter esotérico. Neste período da história, surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro pra os filhos dos nobres e de altos funcionários, muitas pessoas eram excluídas da escola, se submetendo a educação familiar informal.
Educação Grega - neste período, as crianças viviam sua primeira infância em família, sendo cuidadas pelas mulheres, e submetida á autoridade do pai, podendo ser reconhecida ou abandonada por ele. A educação grega era centrada na formação da criança.
Quando não existia a escrita, a educação era transmitida por seus familiares, conforme sua tradição religiosa.
A cultura grega era transmitida por várias atividades coletivas, como, festivais, banquetes e reuniões.
A escola, ainda era considerada da elite, atendendo aos jovens de famílias nobres e de comerciantes ricos.
Houve uma demora para que transmitissem o ensino das letras, pois o ensino era mais esportivo que intelectual.
Educação Romana - na educação romana não havia democratização, dando ênfase para a formação moral e física do indivíduo.
A educação na Roma era destinada a formar em particular os civis romanos, formado antes em família, pelo papel central dos pais, a mãe sendo menos submissa.
A mulher era valorizada como mater famílias, reconhecida como pessoa educativa, controlando a educação dos filhos, formando os a pedagogos e mestres.
O ideal romano da mulher, fiel e operosa, atribuiu a ela um papel familiar e educativo.
Educação medieval - a educação medieval teve como início a doutrina da igreja católica, de onde partiram os modelos educativos e as práticas de formação.
Alguns conteúdos da escola moderna e até mesmo da escola contemporânea veio das escolas monásticas e das catedrais: o latim, o ensino gramatical, a imagem da filosofia como lógica e metafísica.
Educação renascimento - o renascimento foi um período da história marcado por interesse pelo passado Greco romano clássico, especialmente por sua arte.
A matemática e as ciências da natureza eram privilegiadas neste período.
Educação moderna – surgiu no século 18, tomando nova forma, consolidando no iluminismo no século 19.
A família teve uma redefinição e organização na modernidade, fazendo da criança o centro-motor da vida familiar, elaborando um sistema de cuidados e de controles, valorizando-as como mito.
A escola moderna formava conhecimentos, comportamentos, articulava na didática, ensinando diversos saberes em torno da disciplina.
A disciplina escolar teve raízes na disciplina religiosa, tendo menos instrumentos de exercícios, de que aperfeiçoamento moral e espiritual, buscava sua eficácia como condição necessária do trabalho em comum, mas também buscava seu valor de edificação.
...