História e educação I
Ensaio: História e educação I. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: colonna • 30/10/2013 • Ensaio • 484 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
IET – INSTITUTO DE ENSINO TEOLÓGICO
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HITÓRIA E EDUCAÇÃO I
ORIENTADOR:
DISCENTE:
ITABELA – BA 22/09/ 2013
AVALIAÇAÕ DE APRENDIZAGEM – 2ª ETAPA
QUESTÕES (respostas)
1. Como educador pretendeu despertar e estimular a busca pessoal da verdade, ou seja, despertar o conhecimento de si próprio. Atualmente, estamos distantes dessa perspectiva socrática do cuidado de si. A ciência moderna esta preocupada com a produção e acumulação de conhecimentos.
2. Dialogo critico, dividido em duas etapas: ironia e maiêutica.
Ironia: Destinada a levar o individuo a convicção do erro.
Maiêutica: A arte de fazer nascerem ideias.
3. a)- Elevar o espirito e fazer com que as pessoas saiam do mundo aparente, fazendo elas olharem para a luz do verdadeiro ser.
b)- Seria a luz da liberdade, da verdade que nos encaminha para o mundo das ideias verdadeiras: do saber, da inteligência e do mundo interior da pessoa.
c)- De acordo com Platão, a democracia só poderá justificar-se se atingir consequências desejáveis. Mas, como sabemos, nos valorizamos as artes não apenas pelos seus resultados, mas, pelo menos as vezes, por si próprias também.
4. a)- Porque era uma carreira dos estudantes a elite econômica e que dava prazer aos seus pais.
b)- Originou-se no século I a. c. A cultura romana influenciada pela cultura grega. Os romanos copiaram muitos aspectos da rate, pintura e arquitetura Grega.
5. Cicero afirmava que o orador deveria ter erudição, conhecer a cultura geral, aprofundar-se na formação jurídica, na argumentação filosófica e, conhecer e desenvolver habilidades literárias e teatrais. E compreendia que a educação integral do orador requeria cultura.
Quintiliano defendia muito a necessidade de dominar os aspectos técnicos da educação, sobretudo a formação do orador.
6. Naquela época o estudo era rigoroso demais para nossos dias atuais.
7. O conhecimento passou a ser extremamente valorizado, assim nas bibliotecas dos mosteiros era executado um trabalho cauteloso e paciente dos monges copistas.
3ª ETAPA: Desenvolver uma Resenha sobre o texto complementar A ESCOLA E A DIVISÃO CAPITALISTA DO TRABALHO.
O papel da escola não é apenas preparar o aluno atenta aos requisitos da sociedade tecnológica, mas também a sua condição de sujeito histórico, participante ativo do processo de mudança social, exercendo a sua cidadania.
Ao deixar a escola para ingressa no mundo do trabalho, o aluno não pode ser apenas uma maquina eficiente do processo de produção, mas precisa estar consciente de sua dignidade, do seu papel como sujeito da historia.
A educação
...