INDÍCE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: marcelina1000 • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
[pic 1] Universidade Norte do Paraná
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
MARCELINA ZAPPI DO CARMO
TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
[pic 3]
CONTAGEM – MG
2012
MARCELINA ZAPPI DO CARMO
O TRABALHO INTERDICIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO.: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇO EDUCATIVOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Nayad Pereira Abonizio
Tutora de sala: Valéria de Fátima Romeiro
Contagem - MG
2012
INTRODUÇÃO
“ A prática de pensar é a melhor maneira de pensar certo”
Paulo Freire
A nossa realidade nesse momento requer uma escola que tenha uma proposta de educação expressa num projeto que retrate as expectativas, interesse, anseios e necessidades de toda a comunidade escolar, alunos, professores, diretores, funcionários, pais , escola e seu entorno.
Toda equipe da escola deve ser chamada a participar desse construir coletivo, pois ele resultará a finalidade mais ampla a ser imprimida a proposta de trabalho da escola, assim como os objetivos que deverão norteá-la e que conduzirão a ação a serem alcançado por todos. Isso não significa perda de identidade, mas a construção de uma identidade coletiva baseada em princípios fundamentais comuns, definidos coma participação de cada um, num ativo processo de reflexão.
A qualidade do ensino também depende de investimentos suficientes em desenvolvimento e capacitação intensiva de nossos professores. Devido a qualidade do ensino constituída, verdadeiramente, na sala de aula, na relação aluno – conteúdo sob a mediação professor.
Nenhuma escola conseguirá ser competente se a prática docente na sala de aula não estiver numa base consistente de conhecimentos, na escolha e no manejo de métodos e processos adequados aos alunos, tudo isso favorecendo um clima prazeroso de aprendizagem de troca de experiências, de ajuda mútua e de auto – realização para alunos e professores.
DESENVOLVIMENTO
REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA
A didática pode ajudar os alunos a melhorarem seu aproveitamento escolar. Uma professora precisa conhecer de didática para melhorar suas aulas, trabalhos diversificados, feira cultural , afinal a educadora deverá ser criativa.
O objetivo do professor é ensinar os alunos na melhor forma possível, por mais dificuldades que tenha para realizar suas aulas quando entra na sala, sendo responsável proporcionar ao aluno um bom ensino.
Há vários tipos de professores no ensino fundamental, existe aqueles professores de método tradicional que contenta-se em transmitir a matéria que está no livro didático. O método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias.
Aprendizagem de qualidade é aquele que desenvolve raciocínio rápido, que faz relação entre um conceito e outro e sabe aplicar o conhecimento em citações novas dentro e fora da sala de aula, que sabe explicar suas idéias com suas próprias palavras.
A relação entre professores e alunos interfere no aprendizado, pois ele passa necessariamente pela afetividade. A sala de aula é um espaço onde estão presentes todas as representações não apenas de conhecimentos mas também de emoções, sentimentos e afetos.
Alguns professores, infelizmente, dão a tarefa de casa apenas para os alunos que eles consideram atrasados. Agir dessa forma é um erro. Não existem estudantes atrasados ou adiantados, mas em diferentes estágios de desenvolvimento. E todos eles têm o direito de se desenvolver. Portanto, lição de casa deve ser para todo mundo.
O objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades mentais através da assimilação consciente e ativa dos conteúdos. O professor, na sala de aula, utiliza-se dos conteúdos da matérias a ajudar os alunos para desenvolver competências e habilidades de observar a realidade.
Quer dizer .: o aluno constrói , elabora , seus conhecimentos, seus métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor. O professor é aqui um parceiro mais experiência na conquista do conhecimento, interagindo coma experiência do aluno. O papel do ensino – e, portanto do professor é mediar a relação de conhecimento que o aluno trava com os objetos de conhecimento.
A sala de aula é o lugar compartilhamento e troca de significados entre o professor e os alunos e entre os alunos. É o local da interlocução, de levantamento de questões, dúvida de desenvolver a capacidade da argumentação, do confronto de idéias.
A didática é uma disciplina o processo de ensino no seu conjunto, no qual os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas da aula se relacionam entre professor e orientação das tarefas do ensino da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.
A didática portanto, trata dos objetivos, condições e meios de realização do processo de ensino, ligando meios pedagógicos e didáticos. O planejamento do ensino deve começar com propósitos claros sobre as finalidades do ensino na preparação dos alunos para a vida.
As finalidades ou objetivos gerais que o professor deseja atingir vão orientar a seleção e organização de conteúdo, métodos e das atividades propostas aos alunos. Essa função orientadora dos objetivos vai aparecer a cada aula , todo ano letivo.
O processo de ensino consiste de uma combinação adequada entre o papel direção do professor e a atividade independente, autônoma e criativa do aluno.
O papel do professor, é planejar, selecionar e organizar os conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro da classe e incentivar os alunos ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos afim de que estes se tornem sujeitos ativos da própria atividade.
O processo didático é um conjunto de atividades do professor e dos alunos sob a direção do professor, visando a assimilação ativa pelos alunos dos conhecimentos, habilidades e hábitos, atitudes, desenvolvendo suas capacidades e habilidades intelectuais.
...