ISAKEROGA
Por: ISAKEROGA • 3/3/2016 • Resenha • 839 Palavras (4 Páginas) • 207 Visualizações
Resenha Crítica
Filme: A Experiência
Resumo do Filme:
O filme conta à história de um professor PhD em psicologia pesquisador, Phil Zimbardo que decidiu estudar a forma como a persuasão altera o comportamento das pessoas. Para Phil Zimbardo, dependendo do tipo de situação em que nos encontremos, colocamos de lado nossas convicções pessoais, nossos valores morais e somos capazes de atos jamais imaginados. Ele selecionou criteriosamente um grupo de 24 homens voluntários, para participar de um experimento científico de observação comportamental durante quinze dias..
O pesquisador responsável pela experiência explica aos participantes que o intuito da pesquisa é observar o comportamento do ser humano em situação de encarceramento, e observar como presos e guardas se comportam neste ambiente. Após, as explicações do pesquisador foi feito um sorteio entre os participantes da pesquisa, aqueles que iriam fazer o papel de guardas, recebe um uniforme numerado com as características do papel a ser representado e os que iriam fazer o papel de presos.
Depois do sorteio, os voluntários eram instruídos a aguardar em casa o início do experimento. Sem qualquer outro aviso, os prisioneiros eram buscados em suas casas pela própria polícia sob a acusação de assalto à mão armada, roubos e eles eram levados à delegacia algemados em carros-patrulha para serem fichados, tirar as impressões digitais e as fotos características.
Todos são levados a um ambiente que simula uma prisão, composta de celas, alojamentos de guardas, refeitório e local para exercícios físicos, todos monitorados por câmeras diariamente. Os grupos são então divididos e os guardas assumem o comando dando ordens para que os presos se dirijam a suas celas. Na cadeia, os prisioneiros eram chamados apenas por números bordados em suas roupas, iniciando seu processo de despersonalização, todos usavam uniformes apertados.
No começo da simulação ambos os guardas e presos estão levando o experimento para o lado da diversão, porém ao serem confrontados pelo pesquisador sobre a manutenção da ordem começam a levar o experimento a sério. Dois personagens se destacam no filme por suas personalidades: um guarda que cria uma relação de autoridade com a imagem de guarda que este representa, e um preso, jornalista, que em busca de uma boa história começa a querer criar confusões para melhorar sua reportagem. A questão principal do jornalista é o fato de que ninguém sabia que ele estava fazendo uma reportagem, todos pensavam que ele era apenas um voluntário como todos os outros.
Diante destas circunstâncias a relação entre guardas e presos começa a se tornar tensa, pois, de um lado os guardas tentam manter a ordem e de outros presos desobedecem. Com o passar dos dias, os fatores como encarceramento, tensão, rotina e outros tantos elementos estressantes compostos no ambiente experimental, iniciam-se os conflitos entre guardas e presos.
E pessoas ate então consideradas equilibradas, começam a perder o controle e os guardas começam com as punições, através de palavras a usar métodos de humilhação e tortura, e estes fatos começam a gerar uma submissão maior por parte dos presos, porém, os guardas ao perceberem a capacidade que detinham de infringir punições
...