TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indiciplina

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

TEMA: INDISCIPLINA NA ESCOLA E INTERVENÇÃO PSICOPEGAGOGICA

1.JUSTIFICATIVA:

Essa pesquisa se objetiva refletir a atuação de psicopedagogos a partir da nossa realidade atual, mediante a indisciplina como fenômeno bastante vivenciado nas escolas publicas e privadas de nosso país. Muitos são os relatos e observações diante desse contexto relatado por educadores que perdem até o estimulo pelo trabalho perante a complexidade que esse problema infere na vida de todos que estão atuando no processo de ensino aprendizagem.

Deve-se analisar a cerca da compreensão perante á indisciplina como fator gerador de dificuldades na  aquisição do conhecimento dentro das escolas, que é um espaço para promoção de diversos saberes e harmonia entre seus componentes que nesse contexto se insere, sendo que muitas vezes determinados alunos, são resistentes a padrões de regras sociais importantes para uma boa convivência, concentração e percepção diante atividades requeridas pelos educadores.

.

Quando falamos em indisciplina temos que levar em conta também toda a complexidade que esse termo carrega, e varias são perguntas instigadas pela mente de quem se preocupa com a situação desse aspecto comportamental o qual conseqüentemente atrapalha a vida social e cognitiva de alunos que se apresenta nessa esfera para então haver uma correção coerente as necessidades reais do aluno longe de rotulações que muitas das vezes atrapalha seriamente o desenvolvimento psico ,social e cognitivo .

Diante de tantos aspectos que esse fenômeno comportamental apresenta é preciso que as escola estarem atentas para um olhar especifico para requerida afirmação, pois a ausência de limites, regras no contexto social e fatores como fome podem acarreta inquietação e a falta de interesse nos conteúdos escolares como também desestruturas familiar, metodologias mediada pelos professores e etc. entre outras questões que podem levar essas a se comportarem agressivamente diante dos professores e colegas. Portanto fica nítido os saberes psicopedagógicos importantíssimo na colaboração preventiva e interventiva nesse aspecto comportamental apresentados pelos educando junto a comunidade escolar.

 No entanto o domínio de conteúdo teórico e empírico psicopedagógicos diante das questões psicológicas e educacionais é de bastante relevância para identificar a criança como indisciplinada e a possível gravidade desses determinados comportamento perante o ensino aprendizagem que deve ser visualizado por competências de profissionais que estão especializados a cumprirem esse papel em meio à diversidade de fenômenos comportamentais e quando possível a intervenção multidisciplinar .

” Em  qualquer que seja o gênero de dificuldade o indivíduo educável.”

 Surge a necessidade de um olhar multidisciplinar diante dessas questões para evitar rótulos e encaminhamentos indevidos para outros profissionais fora do contexto escolar, por isso é necessário que educadores como os psicopedagogos institucionais especializado nessas demandas deverão atuarem na  busca de resoluções eficazes  para um ensino aprendizagem significativo dentro das dentro do  contexto escolares, levando em conta que qualquer dificuldade que o sujeito apresente existe alternativas a serem compreendidas e articuladas diante do aprender especial de cada um.

Relevância dessa literatura procede em analisar esses fenômenos agressivos e de grandes barreiras perante as práticas pedagógicas que tem por objetivo promover um ensino de qualidade e paz dentro das salas de aula, instigando a compreender realmente o olhar do psicopedagogo diante a esse processo e afirmações distintas para uma compreensão melhor em torno desse problema.

  Sabemos que a disciplina, moral e ética é um fator de progresso ao crescimento emocional e adequação humana diante da conduta do individuo que se estabelece o desenvolvimento perceptivo e cognitivo das crianças e adolescentes perante a aprendizagem e as influencias seu sucesso pessoal e profissional na vida adulta que muito se instiga a questionar pesquisar, analisar e refletir ações por parte de professore, pais e todos responsáveis pela educação eficiente dentro da esfera educativa que busquem através de saberes específica a melhoria de ações conjuntas em prol de resolver as demandas que tal comportamento afeta na sociedade escola e a vida pessoal do aluno até  mesmo a fase adulta.

 Para que através de discussões que todos possam ajudar de forma efetiva diante de intervenções auxiliadas por especialidades dos estudiosos do comportamento humano se possa fazer uma leitura dessa temática corretamente que se estabelece de interesse social, educacional e familiar, visando a cada um, assumir seu papel diante a responsabilidade em educar crianças e adolescente, corrigindo danos atuais e futuros, ajudando realmente formar cidadãos mentalmente, economicamente e profissionalmente integrados a meios humanos eficazes no combate a marginalidade social por meio da educação e saberes apropriados por profissionais atuante nesse processo.

Interroga quais causas são mais intensas na parte interna da escola e quais medidas eficazes educadores e o psicopedagogo poderão potencializar na prevenção e correção de comportamentos de violência no contexto escolar.

2.OBJETIVOS

        

(2.1) GERAL:

Compreender a visão do psicopedagogo diante a indisciplina na escola

(2.2) ESPECIFICOS:

  • Entender o conceito de indisciplina
  • Constatar atividades de intervenção psicopedagógico no processo de restaurar o equilíbrio do ambiente escolar
  • Verificar a relação do psicopedagogo mediante o processo de indisciplina escolar.
  • Identificar a indisciplina como agente que dificulta seriamente o ensino aprendizagem e a prática educativa na sala se auladiante a reflexão dos educadores e psicopedagogo institucional.
  • Discutir o papel do professor em estabelecer normas na escola em uma visão psicopedagogica
  • Entender a importância das intervenções psicopedagogicas como praticas restaurativas e preventivas.

3. PROBLEMA

 Como psicopedagogo interage com todos os componentes da instituição, pais e alunos na perspectiva de prevenir e erradicar a indisciplina na sala de aula?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com