Introdução
Por: dantasdaiane • 26/4/2015 • Abstract • 364 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Lateralidade e direcionalidade
Lateralidade refere-se ao espaço interno do individuo, é a dominância de um dos lados do corpo em relação ao outro, ou seja, o individuo utiliza um lado do corpo com melhor desembaraço do que o outro.
São duas as teorias acerca da lateralidade: uma refere-se à herança e está diretamente ligada a fatores genéticos, e a outra à dominância de um lado do córtex cerebral sobre o outro.
A criança desenvolve o entendimento que o corpo tem dois lados distintos, ou lateralidade, com aproximadamente 4 a 5 anos, sendo que a lateralização final só é alcançada por volta dos 10 anos.
Já a direcionalidade refere-se à noção espacial, é a capacidade de entender as dimensões espaciais do corpo no espaço imediato e de se apoderar de conceitos sobre o movimento ou localizações de objetos no ambiente, ou seja, é o conhecimento espacial da esquerda e da direita, independente de sua lateralidade.
Portanto, diante de tais conceitos percebe-se que a lateralidade se afirma a partir dos que nascem de dentro e a direcionalidade se estrutura a partir dos estímulos exteriores.
O esquema corporal
Antes que a criança possa desenvolver a consciência manual e a lateralidade, é necessário que ela tenha certo grau de consciência corporal para que possa perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo.
O esquema corporal é um importante elemento para a formação da personalidade da criança, tendo em vista que sua personalidade se desenvolverá graças a tomada de consciência de seu corpo. A criança se sentirá bem na medida em que seu corpo lhe obedece.
Para que isso aconteça é necessário o envolvimento dos pais e professores para que a criança não seja reprimida ao explorar o espaço a sua volta e para que se crie um ambiente que favoreça o desenvolvimento de potencialidades.
Orientação espacial
Refere-se as noções de espaço que influem na capacidade para lidar com as noções referentes a dinâmica, a orientação e a estruturação espacial. Se forma a partir da relação criança-espaço, e esta ligada ao esquema corporal.
Organização temporal
É a capacidade de avaliar o tempo dentro da ação, para organizar-se de modo a desenvolve-la a partir de saberes como rápido e lento, além de situar o presente em relação ao antes e depois.
...